Mobieco

Publicidade

Rival do Tesla Model X. Chinesa GAC Ayon mostra o SUV Hyper HT

Texto: Francisco Cruz
Data: 24 de Outubro, 2023

Jovem fabricante chinês de automóveis elétricos, a GAC Ayon acaba de dar a conhecer a sua mais recente proposta, o Hyper HT. Um SUV que é também terceiro modelo da linha de modelos ‘Hyper’, depois do Hyper GT e do Hyper SSR. Mas, para já, sem preços.

Baseado numa arquitectura elétrica de 400V, a versão base do GAC Ayon Hyper HT recorre a uma configuração de um só motor elétrico, a debitar 245 cv de potência e 355 Nm de binário. Capazes, entre outros predicados e segundo refere o fabricante, de garantir acelerações dos 0 aos 100 km/h em 6,8s.

Embora sem revelar a capacidade da bateria que está na base do modelo, a GAC diz, ainda, que o Hyper HT deverá ser capaz de cumprir cerca de 600 quilómetros com uma só carga, tomando como base o bem mais favorável ciclo de testes chinês CLTC. Mas que também bastarão 10 minutos ligado à corrente, para repor energia suficiente para mais 140 km.

Para os clientes que pretendam mais, a GAC revela que existirão mais três versões do SUV elétrico, estas já com arquitectura de 800V, mais um motor elétrico a garantir 340 cv de potência e 430 Nm de binário. Graças aos quais deverá ser capaz de reduzir a aceleração dos 0 aos 100 km/h para os 5,8 segundos.

LEIA TAMBÉM
GAC revela esboços oficiais do Aion Hyper GT

A diferenciar estas três versões, o facto de duas delas conseguirem cumprir 670 km com uma só carga, enquanto a topo de gama promete uma autonomia máxima na ordem dos 770 km. Sendo que, as diferenças fazem-se, igualmente, notar na rapidez de carregamento, com as primeiras a conseguirem repor energia para mais 415 km em apenas 15 minutos de ligação à corrente, ao passo que, ao Hyper HT topo de gama, bastam 10 minutos, para garantir mais 450 km em viagem.

De resto, esta última versão é também a única proposta com sensores LiDAR.

Um amplo lounge com portas tipo Model X

Embora o fabricante chinês nada tenha avançado, de forma oficial, sobre o tema, dados divulgados pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, já no início deste mês de outubro, garantem que o Hyper HT terá um comprimento de 4,935 metros, 1,920 m de largura e 1,700 m de altura. Assim como uma distância entre eixos de 2,935 metros.

No entanto, tanto ou mais impactante, são os pormenores estilístico que, por exemplo, exterior, parecem combinar algumas soluções muito parecidas às da Porsche, como é o caso das ópticas, com portas traseiras de abertura tipo asa de gaivota, neste caso, em tudo idênticas às do Tesla Model X.

Já no habitáculo, a presença de um painel de instrumentos digital, acrescido de um volante de fundo plano, não faltando, igualmente, um generoso ecrã de infoentretenimento em posição central, duas bases de carregamento de smartphones sem fios, além de uma consola central flutuante com um grande compartimento de armazenamento por baixo. Enquanto, no tejadilho, é proposto, também de série, um tecto panorâmico em vidro.

Em termos de habitabilidade, nota para o facto dos bancos traseiros possuírem reclinação quase total, com os ocupantes a beneficiarem ainda de um apoio para os pés, reclinável a partir das costas dos bancos dianteiros. Sendo que, o próprio banco do passageiro da frente, pode ser rebatido, de forma a assegurar ainda mais espaço para o ocupante traseiro.

Ainda sempre preços ou mercados conhecidos

Finalmente e quanto a preços, vai ser preciso aguardar mais algum tempo, para que a GAC Ayon divulgue valores… ou até mesmo quais os mercados em que este SUV Hyper HT será comercializado.