Futuros BYD poderão ter um drone como opcional

A BYD acaba de anunciar um sistema de drone como opcional para alguns dos seus modelos. Será que vem para Portugal?

A BYD juntou-se à DJI, também de origem chinesa, para desenvolver o primeiro sistema de drone integrado num veículo de produção, que estará disponível como opcional nalguns dos seus modelos.

A gigante automóvel chinesa já solicitou a licença de venda deste opcional nos seus veículos, entre eles o Yangwang U8, o Fang Cheng Bao Bao 5 e Bao 8, o Denza N9 e os BYD Tang L e Sealion 07.

Como é que funciona?

O sistema consiste numa estrutura específica que estará acoplada no tejadilho do veículo, dentro da qual estará um drone pronto para ser utilizado a qualquer momento.

O drone tem a capacidade de descolar e aterrar no veículo a velocidades de até 25 km/h e pode segui-lo a uma velocidade máxima de 54 km/h.

Quando já não for preciso utilizá-lo, regressará automaticamente à sua estrutura (a marca chama-o de “hangar”), onde consegue recarregar a bateria dos 20% para os 80% em 30 minutos.

O drone pode ser ativado e controlado através de uma aplicação no ecrã de infoentretenimento. De acordo com os representantes da BYD, este sistema tem como objetivo tornar os carros mais divertidos de conduzir.

Quanto custará?

De acordo com a Car News China, este opcional especial estará disponível para todas as marcas da BYD por 16.000 yuan, o equivalente a pouco mais de 2000 euros. E de acordo com a mesma publicação, a fabricante chinesa já lançou este opcional no Fang Cheng Bao Bao 8.

Até ao momento, ainda não se sabe se este opcional estará disponível na Europa, pelo que resta aguardar por mais informações.