Publicidade

Corrida no sábado à noite. Las Vegas regressa ao Mundial de F1 em 2023

Texto: Francisco Cruz
Data: 1 de Abril, 2022

Depois de já aí ter corrido, o Campeonato do Mundo da Fórmula 1 prepara-se para, regressar, já em 2023, à capital norte-americana do Jogo e da Diversão, Las Vegas. Regresso que também aumentará para três o número de grandes prémios realizados em terras do Tio Sam… ao mesmo tempo que coloca em cheque a continuação de outros destinos.

A notícia foi avançada pelo site Motorsport, acrescentando que as conversações entre os promotores de ambas as partes têm vindo a decorrer há já algum tempo. Sendo que,  a confirmação do regresso da Fórmula 1 a Las Vegas acabou sendo anunciada já esta semana.

Com este acordo, o Campeonato do Mundo de F1 passará a contabilizar, já  a partir de 2023, um total de três corridas realizadas nos Estados Unidos da América – em Miami, Austin e, agora, Las Vegas.

A famosa Las Vegas Strip com os seus 6,8 km de comprimento
A famosa Las Vegas Strip com os seus 6,8 km de comprimento

Quanto ao Grande Prémio de Las Vegas propriamente dito, terá lugar num trajecto desenhado pelas ruas da cidade norte-americana, com um total de 14 curvas e uma longa recta. Esta última, a permitir aos monolugares atingirem velocidades acima dos 338 km/h.

A corrida terá, segundo o site Motorsport, um total de 50 voltas e realizar-se-á, não ao domingo, como é hábito, mas num sábado à noite. Algo que, acrescenta a publicação, acontece pela primeira vez de 1985, apenas e só como forma de garantir a presença no horário nobre da televisão norte-americana.

“Trata-se de um momento incrível para a Fórmula 1, que demonstra o enorme apelo e crescimento por que passa o nosso desporto, com uma terceira corrida nos EUA”, comentou já, em declarações reproduzidas pela Motorsport, o CEO e presidente da F1, Stefano Domenicali.

LEIA TAMBÉM
No início de Maio. Fórmula 1 confirma Grande Prémio de Portugal de 2021

“Las Vegas é um destino conhecido em todo o mundo pela sua emoção, hospitalidade, emoções e, claro, a famosa Strip. Não há lugar melhor para a Fórmula 1 correr do que na capital global do entretenimento, pelo que mal podemos esperar para estar aqui no próximo ano.”, concluiu o mesmo responsável.

A terminar, recordar, apenas, que a F1 já passou por Las Vegas, mais concretamente, em 1981 e 1982. Tendo as corridas tido lugar num circuito improvisado em redor do casino Caesars Palace, solução que acabou merecendo fortes críticas e um forte afastamento da parte do público.

Las Vegas não é a única

Salientar, ainda, que Las Vegas não será a única nova adição ao calendário do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 para 2023, pois, a caminho, está, também, o regresso ao Qatar, assim como a realização do Grande Prémio da China. Corrida que teve lugar, pela última vez, em 2019.

A Grande Circo prepara-se para regressar à Capital do Jogo e da Divisão dos Estados Unidos da América
A Grande Circo prepara-se para regressar à Capital do Jogo e da Divisão dos Estados Unidos da América

De resto, o novo responsável máximo da F1 afirmou já que o seu objectivo passa por construir uma temporada com um total de 30 corridas, algo que, no entanto, entra em confronto com o estipulado no Acordo da Concórdia, celebrado entre as escuderias e a entidade que gere o campeonato, e que prevê um total de apenas 24 provas.

A solução para esta discrepância, acreditamos, virá “dentro de momentos”…