Ford SuperVan bate recorde no Nürburgring em tributo a Sabine Schmitz

A Ford estabeleceu um novo recorde no Nürburgring com a SuperVan 4.2 de 2000 cv. O feito presta homenagem à lendária piloto Sabine Schmitz.

A Ford escreveu um novo capítulo na sua história ao levar a impressionante SuperVan 4.2 ao limite no Nürburgring Nordschleife.

O feito não só conquistou o recorde absoluto para uma carrinha, mas assegurou um lugar entre os mais rápidos de sempre no traçado alemão.

Com Romain Dumas ao volante, a máquina elétrica de 2.000 cv registou o tempo de 6 minutos e 48,393 segundos, colocando a Ford SuperVan 4.2 à frente de nomes pesados como o Porsche 911 GT3 RS e até o próprio Mustang GTD da marca norte-americana. Ficou apenas atrás do Mercedes-AMG GT Black Series, a escassos segundos de diferença.

O que seria…

O tempo registado também superou o do Chevrolet ZR1X, que há semanas destronou o Mustang GTD para se tornar no carro norte-americano mais rápido no “Inferno Verde”.

Se fosse um carro de produção, este feito daria à Ford o direito a gabar-se de recuperar o título de carro norte-americano mais rápido no “Inferno Verde” e com uma "carrinha". Mas como se trata de um protótipo, o duelo continua aberto.

Homenagem a uma lenda

Mais do que um recorde, esta volta é uma homenagem a Sabine Schmitz, a única mulher a vencer por duas vezes as 24 Horas de Nürburgring (1996 e 1997).

Mesmo assim, a piloto alemã só tornou-se célebre a nível mundial graças ao Top Gear, onde ajudou Jeremy Clarkson a percorrer o circuito em menos de 10 minutos ao volante de um Jaguar S-Type a gasóleo.

Foi nesse programa que Sabine afirmou que conseguia igualar o tempo… numa carrinha comercial. No ano seguinte, foi-lhe entregue uma Ford Transit a gasóleo, mas mesmo com várias tentativas não conseguiu atingir o objetivo.

Segundo Michael Norton, gestor do programa de Fórmula 1 e demonstrações da Ford, a volta e tentativa tornaram-se tão célebres que “levar uma Ford Transit ao limite no ‘Ring foi sempre um sonho para alguns de nós”.

“Só agora tivemos a Transit certa, o piloto certo e as condições ideais para ver o que era possível”, disse. Admitiu ainda que a SuperVan 4.2, uma carrinha de competição elétrica com quatro motores, usou pneus slick e debitava 2.000 cv, “mas mesmo assim”, acrescentou Norton, “isto faz desta uma Transit incrivelmente rápida”.

Norton sublinha que a experiência adquirida com a SuperVan 4.2 irá beneficiar futuros projetos, incluindo a F-150 Lightning SuperTruck. Mas, por agora, o foco está em celebrar o feito e recordar Sabine Schmitz. Uma lenda que, nas palavras de Norton, “nunca será esquecida”.