Corvette ZR1X bate recorde no Nürburgring e supera Mustang GTD

Não só a Chevrolet estabeleceu três novos tempos com três Corvette no Nürburgring, como o mais rápido reacendeu a rivalidade com a Ford. E saiu por cima.

A Chevrolet acaba de escrever um novo capítulo na história dos desportivos norte-americanos.

Com um tempo de 6 minutos e 49.275 segundos no exigente traçado do Nürburgring Nordschleife, o novo Corvette ZR1X, com 1250 cavalos, tornou-se o carro de produção norte-americano mais rápido de sempre no “Inferno Verde”.

O feito destrona o anterior recordista, o Ford Mustang GTD, e coloca os Corvette ZR1X e ZR1 nos lugares cimeiros da tabela dos modelos americanos mais rápidos de sempre no circuito alemão.

Três Corvettes e com "pilotos" da casa

A marca norte-americana levou ao traçado alemão não um, mas três modelos distintos: o Z06, o ZR1 e o ZR1X. E, de acordo com a mesma, todos foram conduzidos por engenheiros da equipa de desenvolvimento.

Como Ken Morris, vice presidente sénior da GM para Programas de Produto, Segurança, Integração e Desportos Motorizados, referiu em comunicado: "Estes Corvettes não foram conduzidos por pilotos profissionais de competição. Foram guiados pelos próprios engenheiros que os desenharam, desenvolveram e afinaram”.

A marca também divulgou um vídeo onde, além dos tempos, partilhou os seus objetivos iniciais: baixar da barreira dos sete minutos e tornar-se no construtor americano mais rápido de sempre no circuito. E a missão foi cumprida.

Além do tempo do ZR1X já mencionado, O Z06, com 670 cv, completou a volta em 7 minutos e 11.826 segundos, enquanto o ZR1, com 1064 cv, foi significativamente mais rápido, com 6 minutos e 50.763 segundos.

Com estes resultados, a Chevrolet coloca dois modelos (ZR1 e ZR1X) no top 10 dos carros de produção mais rápidos de sempre no Nürburgring, uma lista liderada pelo Mercedes-AMG One, com 6 minutos e 29.090 segundos.

Protótipos, mas com especificações de produção

Apesar de os tempos terem sido registados na categoria de Protótipos/Pré-Produção, todos os modelos seguiam as especificações de produção dos Estados Unidos da América.

A categorização deve-se apenas ao facto de os ZR1 não estarem homologados para a Europa e o Z06 ser uma versão do mercado americano.

As únicas alterações feitas foram exigidas pela pista por motivos de segurança, essas sendo a estrutura de proteção (roll cage), o banco de competição com cinto de seis pontos e um extintor de incêndios.

Ford já respondeu

O duelo entre Chevrolet e Ford reacendeu-se imediatamente após o anúncio. Jim Farley, CEO da Ford, reagiu publicamente no Instagram da Corvette com um simples comentário, mas claro: “Congrats to the Corvette team. Game on!” (Parabéns à equipa da Corvette. Está lançado o desafio!).

Fica assim prometida uma nova tentativa da Ford para recuperar o título perdido. Recorde-se que o Mustang GTD, com um tempo de 6:52.072, foi o primeiro modelo americano de produção a baixar da barreira dos sete minutos no Nürburgring.

Mas agora, com a diferença reduzida a menos de três segundos, a rivalidade entre estas duas gigantes está longe de terminar.