Publicidade

Vinte anos depois. Ford anuncia regresso à Fórmula 1 com a Red Bull Racing

Texto: Francisco Cruz
Data: 3 de Fevereiro, 2023

A Ford Motor Company acaba de anunciar o regresso ao Campeonato do Mundo de Fórmula 1, depois de mais de 20 anos ausente do ‘Grande Circo’. Sendo que, desta feita, o regresso é feito em parceria, com a Red Bull Racing, que, também esta sexta-feira, deu a conhecer a sua nova decoração para 2023.

O anúncio do regresso da marca da oval azul ao patamar maior do automobilismo de velocidade, foi feito, através de um comunicado divulgado esta sexta-feira, no qual revelou ainda que, a presença no pelotão da boxes do Mundial de Fórmula 1, só será efectivado, dentro de três anos, na temporada de 2026.

Segundo o Presidente-executivo da Ford Motor Company, Bill Ford, trata-se do “início de um novo e emocionante capítulo, naquilo que é o percurso da Ford na história do automobilismo mundial, o qual começou com o meu bisavô e a sua vitória numa corrida, que ajudou a lançar a nossa empresa”.

Para o bisneto daquele que foi o fundador do construtor automóvel nascido em Detroit, “a Ford está de regresso ao auge do Desporto, trazendo consigo aquela que é uma já longa tradição em termos de inovação, sustentabilidade e eletrificação, para um dos palcos com maior visibilidade em todo o mundo”.

LEIA TAMBÉM
Verstappen e Red Bull dominaram Mundial de Fórmula 1

Sobre a forma como será feito este regresso, o fabricante explica que terá por base uma parceria de longo prazo com a escuderia campeã do mundo em título, a Red Bull Racing, e, mais concretamente, mediante uma parceria técnica que levará ao desenvolvimento de uma unidade de energia híbrida de última geração, para aplicação nos monolugares, a partir de 2026.

Concretizado este objectivo, a Red Bull Ford, assim passará a chamar a escuderia, ficará encarregue de fornecer motores não apenas à Red Bull Racing, como também à Scuderia Alpha Tauri, pelo menos, até 2030.

Os atuais pilotos da Oracle Red Bull Racing, como Carlos Perez, já tiveram oportunidade de, não só posar, como também conduzir, alguns modelos Ford
Os atuais pilotos da Oracle Red Bull Racing, como Carlos Perez, já tiveram oportunidade de, não só posar, como também conduzir, alguns modelos Ford

De resto e já em 2023, a Ford e a Red Bull Powertrains começarão a trabalhar no desenvolvimento da unidade de potência que irá cumprir com os novos regulamentos técnicos, incluindo um motor elétrico de 350 kW e um novo motor de combustão, capaz de operar em pleno com os novos combustíveis sustentáveis. E que deverá ficar pronto para a temporada de 2026.

Vale a pena recordar que, durante a sua permanência na F1, nas décadas de 60 e 70, a Ford conseguiu tornar-se no terceiro fabricante de motores mais bem sucedido na história deste desporto, tendo amealhado um total de 10 campeonatos do mundo de construtores e 13 campeonatos de pilotos.

“Tremendamente emocionante”, diz Christian Horner

Quanto à Oracle Red Bull Racing, que chegou a manter um namoro com a alemã Porsche antes de “casar” agora com a Ford, veio já afirmar, através do seu director e CEO, Christian Horner, que “é fantástico receber a Ford de volta à Fórmula 1, através desta nova parceria”, já que trata-se de “um fabricante com uma enorme história no desporto automóvel e que abrange várias gerações”.

O campeão do mundo de F1 em título, Max Verstappen, espreita um dos produtos desenvolvidos pela Ford Performance
O campeão do mundo de F1 em título, Max Verstappen, espreita um dos produtos desenvolvidos pela Ford Performance

No mesmo dia em que deu a conhecer a nova decoração dos seus monolugares para a temporada de 2023, Horner recorda “De Jim Clark a Ayrton Senna e Michael Schumacher, a linhagem fala por si”, acrescenta o mesmo responsável, defendendo que, “para nós, enquanto Red Bull Powertrains, ajudar a escrever o próximo capítulo dessa dinastia, como Red Bull Ford, é algo de tremendamente emocionante”.

“Estamos a dar início a uma nova e empolgante era, para a Ford Performance“, afirma o Presidente e CEO da Ford Motor Company, Jim Farley, para quem “a F1 será uma plataforma incrível para dar asas à inovação, partilhar ideias e tecnologias, mas também interagir com dezenas de milhões de novos clientes”. De resto, “estaremos a competir para vencer na F1,o pináculo dos desportos automóveis motorizados, e com a Red Bull Racing”.

A SuperVan da Ford, colocada à prova nas mãos (hábeis) dos pilotos da Red Bull Racing
A SuperVan da Ford, colocada à prova nas mãos (hábeis) dos pilotos da Red Bull Racing