Publicidade

Fim-de-semana de Fórmula 1 no Estoril

Texto: Júlio Santos
Data: 7 de Outubro, 2022

O Estoril Classics traz de regresso a Portugal alguns dos carros (300) mais representativos das últimas sete décadas do desporto automóvel. Para este fim-de-semana estão previstas duas corridas dos Fórmula 1 anteriores a 1986, parte de um programa imperdível

Os carros que nos marcaram estão de regresso a Portugal. O Estoril Classics é um verdadeiro desfile de recordações ao longo deste fim-de-semana.

Para este sábado estão previstas diversas sessões de treinos, para a partir das 11h30 ter lugar a primeira corrida (The Greatest Trophy) destinada aos GTs dos anos 50 e 60 do século passado, com destaque para a presença de modelos como um Ferrari 250 Short Wheelbase (avaliado em mais de dez milhões de euros), Alfa Romeo TZ, Aston Martin DB4 ou Maserati 300.

O Williams FW 08C que foi conduzido por Keke Rosberg
O Williams FW 08C que foi conduzido por Keke Rosberg

Ao todo serão 17 automóveis fantásticos, entre os quais estará um Bizzarrini 5300 GT de 1965, tripulado por Hipólito Pires, o único português presente.

LEIA TAMBÉM
É fã de clássicos? Então o Autódromo do Estoril é o seu destino este fim-de-semana!

Ainda antes do almoço, com início previsto para as 12h45, será servido o prato forte deste dia do Estoril Classics: a primeira corrida destinada aos Fórmula 1 anteriores a 1986.

Estarão em pista 14 monolugares com uma história inigualável, como são os casos dos Williams FW 08C que chgaram a ser utilizados por Nigel Mansell e Keke Rosberg, um Ligier JS 11 (que foi conduzido por Didier Pironi) e dois Lotus 91, entre muitos outros.

Veja mais imagens abaixo

Os F1 voltam a estar em pista, no domingo, pelas 13h40, para a segunda corrida. (programa completo com horário e listas de inscritos em www.estorilclassics.pt )

Ainda para este sábado está prevista a corrida destinada aos Classic Endurance (às 13h20), que agrupa mais de quatro dezenas de automóveis que são verdadeiras lendas da história das corridas de Resistência, casos do Lola T70, Chevron B19, De Tomaso Pantera, Porsche RSR e Ford GT40, só para nomear alguns.

Veja mais imagens abaixo

A tarde de sábado é preenchida por mais quatro corridas e uma sessão de treinos destinada aos Clássicos Ibéricos, enquanto o dia de domingo começa bem cedo, pelas 9h15 com os Porsche 911 das 2.0 Litre Cup, “aperitivo” para um dia com um total de seis corridas, incluindo a segunda presença em pista dos Formula 1, pelas 13h40.