Publicidade

E não vêm sós! Ford assinala 60 anos do Mustang com duas versões para a Europa

Texto: Carlos Moura
Data: 18 de Abril, 2024

O Ford Mustang assinala 60 anos de existência e a marca aproveitou para lançar duas novas versões na Europa – Mustang California Special e Mustang Nite Pony Package – já disponíveis para encomenda. Simultaneamente confirmou que o Mustang GTD também virá para o Velho Continente. 

Apresentado na Feira Mundial de Nova Iorque de 1964, o Ford Mustang assinala o seu 60º aniversário de produção contínua. Ao longo das suas sete gerações já foram vendidos mais de dez milhões de exemplares e este icónico automóvel desportivo fez milhares de aparições em filmes, programas de televisão, videoclips e jogos de video.

Para assinalar o 60º aniversário, a marca norte-americana anunciou o lançamento de duas novas versões deste modelo para a Europa – Mustang California Special e Mustang Nite Pony Package – que já se encontram disponíveis para encomenda.

Estreia mundial no pavilhão da Ford na Feira Mundial de Nova Iorque 1964

“Poucos veículos – se é que algum – podem afirmar que a sua história, legado e número de admiradores em todo o mundo são tão valiosos como o Ford Mustang e menos ainda são os que estão em produção ininterrupta há 60 anos”, afirmou Jon Williams, Diretor Geral da Ford Blue, Europa.

 “A introdução de novas versões na gama Mustang captam o espírito de liberdade e o prazer de condução que têm sido a pedra angular do sucesso do Mustang ao longo de seis décadas, e que agora influenciam as tecnologias de forma a manter o Mustang a galope rumo ao futuro”, sublinha.

Mustang California Special

O Mustang California Special foi criado para prestar homenagem a uma muito aclamada versão especial de 1968, refletindo a essência do estilo da costa oeste americana através de um design único. 

Esta versão vai estar disponível em oito opções de cores exteriores, incluindo Iconic Silver e Vapour Blue, e adiciona distintivas faixas laterais com acabamento numa combinação de Medium Light Rave Blue com Preto de Alto e Baixo Brilho, apresentando uma inscrição “GT/CS” quase invisível com pouca luz, mas que se torna muito mais proeminente à luz do sol. 

Mustang California Special

Os faróis são envolvidos por molduras pretas, a que se juntam jantes de liga leve de 19 polegadas de face maquinada com detalhes em Rave Blue, complementadas por um emblema “GT/CS” na grelha dianteira e um outro “GT” na tampa da bagageira, ambos com acabamento na mesma cor.

O interior conta com estofos Navy Pier e bancos em pele Ebony Black, com pespontos em Raptor Blue e Metal Grey no painel de instrumentos, portas, volante e consola central, realçando a sua exclusividade. 

O Mustang California Special está disponível para encomenda na configuração de carroçaria Mustang GT cabrio, com opção de caixa manual de seis velocidades ou automática de 10 velocidades para o motor V8 de 5,0 litros.

Pack Nite Pony

A versão Pack Nite Pony, disponível no Mustang GT coupé e cabrio, om opção de transmissão manual ou automática para o V8 de 5,0 litros, carateriza-se por um acabamento mais escuro. 

O pacote é constituído por jantes de liga leve em Ebony Black, tejadilho, capas dos espelhos retrovisores e molduras dos faróis em preto, bem como logótipos “Pony” à frente e atrás em preto.

Mustang GTD confirmado na Europa

Outra boa notícia para os fãs deste modelo é a confirmação oficial de que o Mustang GT Daytona (GTD) vai chegar à Europa. Esta versão foi desenhada e desenvolvida em conjunto com a Multimatic Motorsports, a mesma empresa que construiu o superdesportivo Ford GT.

LEIA TAMBÉM
Renovado Ford Mustang chega à Europa com Dark Horse

O Mustang GTD é um superdesportivo preparado para as estradas e para as pistas, equipado com um motor V8 de 5,2 litros que promete uma potência superior a 800 cv. Para o elevado desempenho contribuiu igualmente a carroçaria em fibra de carbono, a suspensão semiativa e o sistema de redução da resistência.

Ford Mustang GT Daytona (GTD)

Os espetadores que estiverem presentes na edição deste ano das 24 Horas de Le Mans poderão ver o Mustang GTD em ação, complementando o desempenho do Mustang GT3 em competição. Prevê-se que as encomendas europeias para o Mustang GTD abram este verão. Mais pormenores serão revelados em breve.

Encomendas para Mustang Mach-E Rally

A Ford revela que o Mustang Mach-E Rally poderá ser encomendado a partir de 30 de abril. Desenvolvido para ação no asfalto ou em pisos de terra distingue-se exteriormente pelas duas riscas desportivas, pela secção dianteira única, o spoiler traseiro marcante e as jantes de liga leve de 19 polegadas, em branco brilhante, inspiradas na longa história de competição da Ford nos ralis.

Mustang Mach-E Rally

No capítulo mecânico, o Mustang Mach-E Rally vem equipado com um grupo propulsor elétrico de tração integral com dois motores fornece 950 Nm de binário e 486 cv de potência, enquanto a suspensão, com afinação específica, é 20 mm mais alta do que a do Mustang Mach-E GT, para aumentar a distância ao solo, sendo esta solução mais adequada para superfícies de terra batida.