Flexis revela identidade da marca de comerciais elétricos

O novo fabricante de veículos comerciais elétricos definidos por software, Flexis, apresentou a sua imagem de marca que reflete o seu compromisso para uma “logística urbana positiva”. Produção arranca no segundo trimestre de 2026, mas já foram assinadas cartas de intenções com operadores logísticos.

Após a apresentação ao público no final do passado mês de abril no CV Show de Birmingham, no Reino Unido, a Flexis - nova marca de veículos comerciais ligeiros elétricos que resultou de uma joint-venture entre a Renault, Volvo e CMA CGM, deu a conhecer a sua identidade visual.

O emblema simboliza o compromisso para uma “logística urbana positiva” que estará patente na sua futura gama de produtos, incluindo o inovador furgão “Step-In”, enquanto a empresa se prepara para introduzir a sua oferta de viaturas elétricas.

Segundo a Flexis, o emblema abarca a visão voltada para o futuro da empresa, onde a logística a urbana não só opera mais eficientemente, mas também contribui positivamente para o ambiente citadino. Desde ar limpo e ruas mais silenciosas a dados em tempo real que monitorizam o progresso, esta abordagem reinventa a logística para que esta se adapte perfeitamente às cidades modernas.

Logística urbana positiva

“Na Flexis estamos empenhados na revolução da logística urbana ao entender profundamente e a responder às necessidades únicas dos nossos clientes em dados, escalabilidade e gestão de frota. Como único fabricante focado exclusivamente neste setor, a nossa estratégia é elevar o potencial completo das tecnologias elétrica e digital para disponibilizarmos soluções eficientes, escaláveis e sustentáveis. O nosso emblema simboliza a nossa missão e proposta de valor”, explica Philippe Divry, CEO da Flexis.

“O desenho do emblema vai além de ser um simples logótipo - abarca que nós somos e reflete a nossa visão de “logística urbana positiva”. Queríamos um símbolo que refletisse a integração suave entre os nosso veículos, as cidades que servem e a experiência diária dos condutores”, sublinha Louis Morasse, chefe de designer da Flexis.

“A nossa abordagem de design está focada na criação de uma assinatura visual que representa flexibilidade, adaptabilidade e os espírito de pensamento para a frente da nossa equipa. Este emblema é a primeira expressão visível do compromisso da Flexis para inovar e apoiar as necessidades crescentes de todos os operadores de logística urbana”, acrescenta Louis Morasse.

Cartas de intenções

À medida que a identidade de marca assume a sua forma, a Flexis diz que também está a fazer um rápido progresso na frente comercial. A empresa já assinou 20 cartas de intenções com importantes operadores logísticos europeus, sublinhando a procura crescente das suas primeiras soluções elétricas para distribuição urbana.

Entre os interessados encontram-se a Milk & More e a HIVED do Reino Unido, a Colis Privé e a GLS de França, a DB Schenker e a Buskow Logistics dsa Alemanha.

A Flexis vai estar presente no Solutrans 2025 em Lyon, onde deverá anunciar a designação definitiva dos seus primeiros três modelos elétricos para logísticas urbana. A produção deverá arrancar no segundo trimestre de 2026 na fábrica de Sandouville da Renault.