Publicidade

Oficial. Fiat Professional abre encomendas para toda a gama renovada

Texto: Carlos Moura
Data: 9 de Janeiro, 2024

A Fiat Professional abriu encomendas em Portugal para toda a sua renovada gama, abrangendo os modelos Ducato, Scudo e Doblò. Novos grupos propulsores elétricos, design revisto, sistemas de conectividade e assistência à condução de última geração são as principais alterações introduzidas na gama.  

Com algumas semanas de atraso relativamente a alguns mercados europeus, a Fiat Professional abriu oficialmente as encomendas no nosso país para toda a gama que foi recentemente renovada no passado mês de outubro durante o “Stellantis Commercial Vehicle Day”.

Apesar da própria marca reconhecer que nos mais tempos mais próximos, a maioria das vendas vai assentar em veículos com motorização térmica, a grande aposta da marca italiana vai para a renovada gama elétrica, que não só inclui novos grupos propulsores, mas também um design revisto, novos sistemas de conectividade e de assistência à condução.

Na gama Ducato destaque para uma nova linha motriz elétrica desenvolvida internamente pela Stellantis que inclui uma bateria de 110 kWh que oferece uma autonomia de até 420 quilómetros em ciclo WLTP. O novo carregador rápido de até 150 kW permite recuperar até 80% do nível de carga em menos de uma hora.

Novos motores térmicos

A nova arquitetura elétrica permitiu disponibilizar uma gama completa de novos sistemas de assistência à condução, quer na versão elétrica, quer na térmica. 

A Fiat Professional anuncia um preço mais competitivo para o novo Fiat E-Ducato em comparação com a série anterior, para o tornar acessível a todos, em linha com a missão da marca de estar sempre próxima dos seus clientes.

Não obstante a ofensiva elétrica, a gama Ducato vai continuar a disponibilizar motores diesel MultiJet e a Stellantis desenvolveu mesmo um novo bloco de 2,2 litros que será proposto em níveis de potência de 120 cv, 140 cv e 180 cv. O novo propulsor está associado a uma caixa manual de seis velocidades. Pela primeira será proposta, em opção, uma caixa automática de oito relações com as motorizações de 140 cv e 180 cv.

Primeira revisão do Doblò

Pouco mais de um ano após o lançamento da nova geração, o Fiat Doblò foi sujeito a uma primeira revisão. Além de uma atualização da imagem externa, o furgão compacto da marca italiana recebe os sistemas de assistência à condução obrigatórios pela novo regulamento europeu, que passam a ser de série. 

A versão elétrica, por sua vez, viu aumentar a autonomia para até 330 quilómetros, graças a uma nova química da bateria de 50 kWh. Outra novidade consiste na adoção de uma bomba de calor para uma melhor eficiência e conforto de condução.

O Dobló e o E-Dobló vão passar a estar disponíveis com o Magic Mirror, q ue, na prática, consiste um ecrã localizado no espelho interior e reproduz em permanência as imagens captadas pela câmara exterior. Este sistema, recorde-se, já estava presente no Citroën Berlingo e no Peugeot Partner.

Novo Scudo mais eficiente

Igualmente renovada foi a gama de comerciais médios Scudo que se apresenta com um design renovado, maior eficiência, conectividade de última geração e ajudas à condução mais sofisticadas. 

Disponível em motorizações diesel e elétrica, o novo Fiat Scudo está dotado com novas funcionalidades de conectividade e infoentretenimento, essenciais para ajudar os profissionais a enfrentar da melhor forma os desafios do dia a dia. 

LEIA TAMBÉM
12 modelos. Stellantis renova toda a gama de comerciais

Com a funcionalidade Magic Cargo, o banco do passageiro dobrável e ajustável, os profissionais poderão alargar a área de carga.

No capítulo da segurança conta, de série, com sistemas de assistência para garantir o máximo conforto e segurança durante a viagem.