Publicidade

Não acaba tão depressa. Fiat Panda vai continuar em produção até 2026

Texto: Carlos Moura
Data: 11 de Março, 2022

O utilitário Fiat Panda vai continuar em produção até 2026 para responder à procura de automóveis acessíveis, enquanto não chega a nova geração de veículos elétricos compactos com preços competitivos. Lançado em 2011, o Panda atual continua a ser um dos modelos mais vendidos da marca.   

Recentemente, o português Carlos Tavares, CEO da Stellantis, manifestou a sua preocupação relativamente aos preços elevados novos a nível global. Numa entrevista afirmou estar “muito preocupado acerca com o facto de que o custo de aquisição se poder tornar num critério à medida que aumenta a pressão da inflação”.

Uma das apostas do fabricante para contrariar esta tendência consiste no lançamento de veículos elétricos compactos com preços acessíveis. Todavia, estas alternativas não serão uma realidade antes do final desta década. 

Fiat Panda Hybrid Sport

Como alternativa, a Stellantis acredita que uma das soluções poderá ser o Fiat Panda, modelo que assinalou o 40º aniversário em 2020 e tudo indica que poderá continuar em produção durante mais quatro anos, até 2026.

Produção em Pomigliano

O pequeno utilitário da marca italiana irá continuar a ser produzido na fábrica de Pomigliano, no sul de Itália. A informação foi confirmada à agência Reuters por representantes dos sindicatos italianos dos metalúrgicos, após reuniões com representantes da administração. 

A unidade de Pomigliano também irá começar a produzir em breve o Alfa Romeo Tonale, aumentando a produção de uma fábrica já com bastante trabalho.

LEIA TAMBÉM
Fiat Panda Sport Hybrid. As aparências iludem

A atual geração do Fiat Panda foi lançada em 2011 e continua a ser uma das gamas mais vendidas da marca italiana. Baseada na arquitetura Mini da FCA, o Panda partilha a plataforma com o Lancia Ypsilon e o Fiat 500, que ainda estão em comercialização, assim como o Fiat Uno e o Ford Ka. O Uno era uma versão mais acessível, desenvolvida no Brasil e vendida no Brasil entre 2010 e 2021 com motores a gasolina de três e quatro cilindros. 

Interior do Fiat Panda Hybrid Sport