Fiat 500 NG 2020

Publicidade

Saiba porquê! Fiat continua a ser a marca mais vendida da Stellantis

Texto: Carlos Moura
Data: 22 de Fevereiro, 2024

Pelo terceiro ano consecutivo que a Fiat foi a marca mais vendida do grupo Stellantis com 1,35 milhões de unidades comercializadas em 2023, o que representou um crescimento de 12% face ao ano anterior. Para os bons resultados contribuíram decisivamente os mercados extra-europeus.

Pode até ter apenas quatro modelos em comercialização na Europa – 600, 500, Panda e Tipo, mas a Fiat continua a ser a marca mais vendida do grupo Stellantis, com 1,35 milhões de unidades em 2023, superando as outras insígnias como a Citroën, Peugeot e Opel.

A Fiat manteve a sua posição de liderança no seio do grupo Stellantis pelo terceiro ano consecutivo e alcançou um crescimento de 12% em 2023 face ao ano anterior.

Fiat Strada é um sucesso na América do Sul, principalmente no Brasil

O sucesso da Fiat assentou em quatro mercados principais, onde a marca alcançou taxas de penetração impressionantes: Brasil (21,8%), Itália (12,8%), Turquia (15,7%) e Argélia (78,6%). 

Relativamente aos modelos, a pick-up Strada foi a mais vendida no Brasil, o Panda dominou em Itália e o compacto Egea/Tipo recolheu preferências na Turquia e Argélia.

A Fiat também foi a marca mais vendida na América do Sul com uma taxa de penetração de 14,5% e um total de 542 mil unidades vendidas em 2023. Parece que a presença da Fiat em muitos mercados em todo o mundo ajudou a suplantar as vendas das outras marcas principais da Stellantis, designadamente a Citroën, Peugeot e Opel.

Novo Panda em 2024

Na Europa, o Fiat 500e continuou a ser o urbano elétrico mais vendido, com uma quota de 14,3% (+0,3%) nos segmentos dos citadinos (A) e dos utilitários (B). No lado dos veículos de combustão, o vetusto Panda e o 500 conquistaram uma taxa de penetração de 44,4% no seu segmento, com um total acumulado de 230 mil unidades. Isto ajuda a explicar as vendas da Fiat ao fim de todos estes anos. Finalmente, o Ducato da Fiat Professional foi o comercial mais vendido da Stellantis na Europa.

Fiat Panda continua a ser uma referência na Europa no segmento A

Quanto ao futuro, o CEO da Fiat, Olivier François, afirmou que a “Segunda Temporada” da marca irá começar em breve. Apesar de não avançar detalhes adiantou que a nova era irá “dar vida ao outro lado da nossa amada marca, que é inclusiva, engenhosa, italiana e, acima de tudo, global”.

LEIA TAMBÉM
Fiat 600e. Chega em outubro e até já tem preços!

Em 2023, a Fiat lançou o pequeno SUV 600 e o quadriciclo elétrico Topolino na Europa e a pick-up média Titano na Argélia, África e América do Sul. Para 2024 está prevista a chegada do novo Fiat Panda na Europa que se apresenta como um crossover elétrico acessível destinado a competir com os invasores chineses.