Publicidade

Fiat-Chrysler abre “Portal” para o futuro

Texto: Nuno Fatela
Data: 3 de Janeiro, 2017

O Chrysler Portal Concept, que será apresentado na CES, serve de testemunho à aposta do grupo italo-americano nas motorizações alternativas, conetividade do futuro e na condução autónoma

A Fiat-Chrysler apresentou as imagens do concept Chrysler Portal que vai dar a conhecer na feira de inovações tecnológicas CES, que abre a 5 de janeiro em Las Vegas. Este é um protótipo elétrico e com capacidades de condução autónoma, que mostra a visão do consórcio liderado por Sergio Marchionne para a mobilidade de futuro, alcançando uma autonomia de 400km sem emissões poluentes e destacando-se igualmente pela vertente tecnológica através de uma profusão de ecrãs no habitáculo e da ligação às redes sociais, algo para que contribui o acordo estabelecido entre a FCA e a Google, a quem o grupo automóvel forneceu os protótipos de investigação e desenvolvimento da Waymo. Este modelo é também uma resposta às críticas relativas ao ritmo mais lento com que o fabricante italo-americano na implementação das motorizações alternativas em relação aos rivais, algo essencial para cumprir no futuro os limites de emissões que serão cada vez mais restritivos.

 

A minivan Portal é um modelo que se destaca principalmente pelo habitáculo, ao qual se acede através de portas deslizantes com abertura em sentidos opostos. Procurando atrair os públicos mais jovens, destina-se aos que se encontram entre os 18 e 35 anos e procuram uma solução inovadora para o transporte de toda a família, motivo pelo qual a modularidade do habitáculo é um atributo-chave. Procurando fazer o máximo aproveitamento dos espaços, os seis bancos movem-se em calhas e podem mesmo ser retirados do habitáculo para aumentar as áreas interiores.

 

Também as 20 soluções de conetividade prometem surpreender, e para isso a FCA colocou à disposição dos ocupantes diversos ecrãs, como aquele colocado a toda a largura do tablier e que combina as informações do painel de instrumentos com outros dados, e ainda o touchscreen de maiores dimensões numa posição inferior. A ligação a outros dispositivos é também fulcral no Portal Concept, permitindo que o automóvel se conecte com os smartphones, tablets, PCS e câmaras. Mas a principal novidade é, provavelmente, a capacidade de reconhecimento facial e vocal, que nasceu através de uma parceria com a Panasonic Automotive e permite ao veículo conhecer os ocupantes e personalizar a experiência a bordo. Isto irá permitir saber antecipadamente as preferências de climatização ou da coletânea musical de cada passageiro e, devido ao reconhecimento facial, se uma pessoa mudar da banco… as suas preferências movem-se com ele.

 

O Chrysler Portal Concept apresenta o denominado Nível 3 de condução autónoma, em que o veículo consegue efetuar todas as tarefas mas continua a exigir-se a presença a bordo de um humano que possa retomar o controlo. Para garantir maior segurança e também melhorar a experiência de mobilidade, a ligação ao exterior com as infraestruturas e comunicação com outros automóveis está também contemplada. Além disso, um atributo curioso reside no facto do automóvel poder ser como uma tela de exibição quando estacionado, reproduzindo no seu teto os suportes digitais enviados por um smartphone ou tablet. Mas poderá não ser por muito tempo, pois embora a distância máxima a percorrer entre carregamentos seja de 400km, o automóvel consegue obter um total de 240km de autonomia em apenas 20 minutos.