Fiat 500 ganha moeda comemorativa

Texto: Nuno Fatela
Data: 27 Outubro, 2017

Após a edição comemorativa dos 60 anos e do selo a recordar a efeméride, surge agora em Itália uma moeda que assinala o 60º aniversário deste modelo de culto.

O Fiat 500 é, sem dúvida, um grande símbolo de Itália, um ícone transalpino conhecido à escala mundial. Por isso, não admira que o 60 aniversário do modelo esteja a ser celebrado de foram tão intensa. Tudo começou no Salão de Genebra, com a revelação da edição especial Sessantissimo. Depois, num fim-de-semana recheado de celebrações, quando a 4 de julho passaram seis décadas desde o lançamento, foi apresentado um selo especial a festejar a longa vida do simpático citadino. E agora, como a história deste carro é sem dúvida valiosa, eis que surge uma moeda comemorativa dos 60 anos do Fiat 500.

 

Cunhada pelo Istituto Poligrafico e Zecca dello Stato (uma espécie de ‘Casa da Moeda Italiana’), o desenho foi assinado por uma mestre nesta arte, Claudia Momoni. Com um valor facial de 5€, esta é uma série limitada a 4000 exemplares que têm um custo unitário de 40€. Na face da moeda comemorativa dos 60 anos do Fiat 500 surge evocada a memória do modelo original, de 1957, enquanto na coroa a imagem do clássico surge em segundo plano atrás da mais recente geração do modelo.