Publicidade

500 Sessantissimo encabeça estreias da Fiat em Genebra

Texto: Nuno Fatela
Data: 2 de Março, 2017

A marca italiana revelou os seus destaques para o Salão de Genebra, onde se destaca esta nova e exclusiva versão para o citadino 500.

Fiat 500 Sessantissimo

Foi no dia 4 de julho de 1957 que foi apresentado o primeiro Fiat 500, dando início à história de um dos maiores ícones do mundo automóvel. Agora, para celebrar os 60 anos dessa data, a marca anunciou que estará presente em Genebra o 500 Sessantissimo, que procura oferecer uma reinterpretação moderna do estilo dos primeiros exemplares deste modelo. Para tal oferece uma pintura bicolor “Dolce Vita”, jantes exclusivas de 16’’ e logos vintage na dianteira e retaguarda, bem como no habitáculo, onde se vislumbra um tablier decorado com vinil vermelho e elementos tubulares nos revestimentos marfim com acabamentos bordeaux. Trazendo o 500 até aos tempos modernos, surge um ecrã TFT de 7’’ para o infotainment com navegação por satélite e ainda sistemas como o cruise control, controlo de velocidade e climatização automática. Com encomendas abertas a partir de 9 de abril e as primeiras entregas marcadas, simbolicamente, para 4 de julho, esta edição limitada a 560 exemplares e à versão cabrio pode ser encontrada com os motores diesel e gasolina de 69CV da gama, bem como com o 0.9 TwinAir de 85CV.

 

S-Design para o 500X e o Tipo

Surgem ainda as novas opções S-Design para o 500X e o Tipo de cinco portas, destinadas a quem procura um estilo e conteúdos mais dinâmicos, com estas versões a surgirem com equipamentos de cariz desportivo destinado a atrair os automobilistas mais jovens. O objetivo destas S-Design passa por aliar os dois mundos da marca, combinando a funcionalidade com o caráter emocional.

 

FullBack Cross

A pick-up FullBack Cross, em estreia mundial, será outra das novidades da marca. Disponível na versão cabina dupla com motor turbodiesel 2,4L de 180CV, conetado a transmissões manuais de seis velocidades ou automáticas de cinco relações, com modo desportivo sequencial, o modelo conta também com um diferencial central Torsen. Para diferenciar a nova Fullback Cross, o mais fácil é observar os acabamentos específicos em tons prateados e preto mate, como nas extensas proteções laterais da caixa de transporte, existindo ainda um conjunto de personalizações exclusivas da Mopar para esta edição da pick-up transalpina.

 

Fiat 124 Spider Europa

Este é mais um modelo de tributo da marca, que recorda o roadster homónimo apresentado em 1981 pela Pininfarina no certame helvético. Surgindo na mesma cor Vermelho Passione, ganha ainda jantes de quatro raios com 17’’ da Mopar, capas dos retrovisores a prateado e um interior em pele negra. Conta também com novos equipamentos e um sistema áudio exclusivo da Bose, e surge na motorização 1.4 MultiAir de 140Cv conetada a uma caixa manual de seis relações.

 

Fiat Panda Natural Power

Criado para assinalar as 300.000 unidades do Panda Bifuel a gasolina e Gás Natural já comercializadas, a marca afirma que este Panda Natural Power conta com um motor de 80CV que combina os MultiAir e Turbo, e a tendência do downsizing, com os motores capazes de funcionar com dois combustíveis da marca italiana. Procurando apelar a um público de elevada consciência ambiental, o modelo destaca-se pelo visual off-road “Cross” do exterior com uma grande proteção inferior do para-choques dianteira a cinza, e ainda pela elegante combinação entre tons castanhos e cinzentos para o habitáculo.

 

A Fiat afirmou que irá também levar outros modelos da atual gama ao Salão de Genebra, onde podem ser encontradas propostas como o Tipo nas diversas configurações, os 500S e 500L e ainda o Panda. Tudo modelos para os visitantes do certame helvético apreciarem a partir de 7 de março, quando este evento abrir portas.