Ferrari F2001 de Schumacher vendido por valor recorde

O Ferrari F2001 com que Michael Schumacher conquistou o seu quarto título na Fórmula 1 tornou-se no monolugar mais caro de sempre utilizado pelo piloto alemão. Saiba o valor.

O Ferrari F2001 de Michael Schumacher é considerado uma das “joias” da coroa do piloto heptacampeão de Fórmula 1. Foi o carro com que o piloto alemão conquistou o seu quarto título na categoria, com quatro corridas da época de 2001 ainda por realizar.

O monolugar em questão tem o chassi n.º 211 e destaca-se por ter sido utilizado para conquistar vitórias memoráveis no Mónaco – prestigiosa por si só - e na Hungria – onde o piloto alemão averbou o seu quarto título.

No entanto, volta agora à ribalta por ter sido vendido num leilão da RM Sotheby’s no Mónaco, decorrido durante o fim de semana do Grande Prémio, por uns impressionantes 15 milhões e 980 mil euros. Valor que o torna no monolugar mais caro de sempre utilizado pelo piloto alemão.

O chassis nº.211

Desenvolvido pelos génios Rory Byrne e Ross Brawn, o Ferrari F2001 pertence à era dos motores V10 da Fórmula 1, onde os blocos atmosféricos de três litros de capacidade conseguiam fazer mais de 17 mil rotações por minuto e produziam uma sonoridade igualmente gloriosa.

O F2001 é um ícone dessa época. Dispondo de um V10 que produz 825 cv de potência, é considerado um dos monolugares mais importantes do último século e está entre os carros mais dominantes na história da Fórmula 1.

Não só foi o carro com que Schumacher garantiu o quarto título de piloto, mas, juntamente com Rubens Barrichello, também acumulou 10 vitórias, 13 pole positions na época de 2001, garantindo a dobradinha no campeonato dos construtores para a equipa de Maranello, o seu primeiro título duplo consecutivo.

Já o chassi n.º 211 em particular, é o mais valioso pelas razões supramencionadas. Este mesmo chassis já tinha sido vendido em leilão em 2017, também organizado pela RM Sotheby’s, por cerca de 6,6 milhões de euros.

Desde então, foi submetido a uma revisão completa, realizada pela Ferrari Classiche, e encontra-se perfeitamente operacional.

Também faz parte do exclusivo programa F1 Clienti, os eventos organizados pela própria Ferrari onde os proprietários podem desfrutar dos seus monolugares com o apoio da assistência técnica oficial da marca.