Publicidade

Ferrari vai ter ecrãs com a mesma tecnologia OLED dos televisores de casa

Texto: Francisco Cruz
Data: 13 de Abril, 2023

A Ferrari acaba de anunciar uma parceria com a tecnológica sul-coreana Samsung, para que, os futuros automóveis do Cavallino Rampante, venham a beneficiar da tecnologia OLED nos seus ecrãs. Ou, dito de outra forma, prepare-se para reconhecer a tecnologia de ponta que vê nos televisores de sua casa, dentro do seu Ferrari.

Atualmente uma das grandes tecnológicas mundiais, com inovação de ponta em áreas como as dos monitores, televisores, computadores, tablets e muitas mais, a Samsung foi a escolhida por uma das marcas automóveis mais estatutárias do mercado, a Ferrari, para tornar a tecnologia, também uma referência, nos automóveis do Cavallino.

Até pelo facto de ser, também e já hoje em dia, um dos grandes fornecedores de componentes para a indústria automóvel, nomeadamente, de sistemas de infoentretenimento, telemática e tecnologia para sistemas avançados de apoio à condução, a tecnológica sul-coreana acabou sendo a escolhida, pelo construtor automóvel de Maranello, para passar a fornecer, também, a sua tecnologia OLED para os ecrãs que passarão a figurar em modelos Ferrari.

A próxima geração de veículos Ferrari vão contar com a tecnologia OLED da Samsung
A próxima geração de veículos Ferrari vão contar com a tecnologia OLED da Samsung

O acordo, elaborado sob o forma de um Memorando de Entendimento, foi já assinado, numa cerimónia realizada no Campus da tecnológica em Asan, na Coreia do Sul, pela mão do CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, e o Presidente e CEO da Samsung Display, Joo Sun Choi.

LEIA TAMBÉM
Ferrari satisfeita com acordo que permite que combustão viva “para lá de 2036”

“No sector do luxo, elevar a experiência do cliente é fundamental”, defendeu, na ocasião, o responsável da Ferrari, acrescentando que, “através desta parceria estratégica com a Samsung Display, com vista ao desenvolvimento de soluções dedicadas de exibição de informação com tecnologia OLED, daremos um passo significativo no ambiente digital, aplicado nos nossos modelos de próxima geração”.

Já o CEO da Samsung Display, garantiu que, “partindo da nossa ampla experiência em tecnologia  OLED, estamos preparados para apresentar soluções de exibição de ponta capazes de atender aos padrões de exigência da Ferrari”. Defendendo que, “temos a certeza de que a nossa colaboração com a Ferrai será uma excelente oportunidade para aplicarmos aqueles que são os nossos pontos fortes, no sector dos super-carros, e assim reforçarmos a nossa posição em termos de tecnologia OLED aplicada ao mercado automóvel. Permitindo-nos, igualmente, alcançar novos patamares”.

O Ferrari Purosangue é um dos modelos Ferrari já com vários ecrãs digitais, entre os quais, um para o passageiro da frente
O Ferrari Purosangue é um dos modelos Ferrari já com vários ecrãs digitais, entre os quais, um para o passageiro da frente

A terminar, recordar que este novo passo, do qual as duas empresas preferiram não revelar mais nada, em termos de conteúdo, decorre da decisão recentemente anunciada pela Ferrari de recorrer a fornecedores externos para fornecimento de componentes e software não-cruciais, para passar a investir mais dinheiro na eletrificação e trens de força.

O objectivo da marca de Maranello é conseguir apresentar o seu primeiro modelo elétrico a bateria, em meados da presente década.