A Euro NCAP testou menos 55 carros em 2023 do que em 2022 e uma razão apontada está relacionada com o aumento das exigências dos novos testes de segurança, o que levou os construtores a apostarem na antecipação no ano anterior antes da entrada em vigor dos novos critérios.
A agência europeia de avaliação de segurança automóvel, Euro NCAP, cuja classificação de cinco estrelas é de elevada importância para as marcas em todo o mundo, testou 73 carros em 2022, naquele que foi o ano com maior atividade na história da organização. Contudo, o número desceu para apenas 18 em 2023.
A Euro NCAP explica esta redução dramática pela vontade das marcas em sujeitarem os seus carros a avaliação em 2022, demonstrando que cumpriam os objetivos originais dos testes, antes da introdução de novos critérios mais exigentes em 2023.
O sistema de classificação do Euro NCAP influencia a venda de automóveis novos, mas também as apólices de seguro. Os novos cenários de teste definem os ciclos de produto e as datas de lançamento, mas também as estratégias de marketing das marcas em termos de classificação nos testes de segurança, assim como dos protocolos.
Acelerar lançamentos
Os novos critérios fazem aumentar a pressão sobre as marcas para lançarem automóveis que cumpram os critérios. Por esse motivo não será de estranhar que o número de testes tenha diminuído em 2023, já que as marcas procuraram antecipar os lançamentos.
“Não é incomum as marcas necessitarem de um pouco mais de tempo para entenderem os critérios que têm de ser cumpridos para uma classificação de cinco estrelas”, afirmou um porta-voz da Euro NCAP em declarações à Autocar. “Temos verificado que ocorreram flutuações nos carros avaliados ao longo da última década”.
Contudo, as alterações nos critérios dos testes não são o único motivo que explicam a redução dos carros avaliados em 2023. As marcas estão num processo de transição, prolongando o ciclo de vida dos automóveis de combustão, dando espaço para continuarem o trabalho no desenvolvimento de novos carros elétricos.
Como consequência verificou-se nos últimos anos um aumento dos testes a muitas versões de automóveis de combustão, tendência que começa a abrandar com a chegada dos novos veículos elétricos.
Mais testes em 2024 e 2025
A diferença de carros avaliados em 2022 e 2023 também se explica pelos lançamentos de novos modelos que tinham sido adiados devido à pandemia do Covid-19, à crise na cadeira de abastecimento.
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