Espelhos retrovisores. Sabe como regulá-los corretamente?

Sabe como regular corretamente os espelhos retrovisores? Mostramos-lhe como para que os possa utilizar da forma mais adequada.

Sabe como regular corretamente os espelhos retrovisores? Embora pareça fácil, a experiência mostra que, esta é uma missão, que nem todos os condutores sabem levar a cabo correctamente. Explicamos-lhe, por isso, como deve ser feito.

Durante a condução de um automóvel, cerca de 90% da informação necessária é recebida através da visão. Esta é essencial e tem de adaptar-se rapidamente às mudanças de cenário do ambiente rodoviário.

Neste capítulo, os espelhos retrovisores desempenham um papel importante para recolher a informação que não é captada diretamente pelos olhos. Por isso é fundamental saber como regular os espelhos da forma correta. 

Antes da sua regulação convém rever a teoria. Por norma, um veículo deve estar equipado com dois espelhos retrovisores: um central (se a visibilidade estiver obstruída passa a ser obrigatório o direito) e o esquerdo. De qualquer maneira é recomendável a existência de três para cobrir o mais espaço possível de visibilidade traseira.

Como regular os espelhos corretamente

Para se utilizarem de forma adequada evitando, assim, acidentes e situações de risco com os restantes utilizadores das vias rodoviárias, os espelhos retrovisores devem ser regulados corretamente.

O primeiro passo é colocar o assento do condutor de forma a que as costas estejam totalmente apoiadas, enquanto a perna esquerda deve ficar ligeiramente esticada quando se carrega no pedal da embraiagem sem ter de se inclinar para a frente. Com a postura correta é altura de regular os espelhos.

Espelho interior central: deve estar centrado com o óculo traseiro para permitir observar a estrada apenas com o movimento dos olhos e sem movimentar a cabeça. Será de recordar que a visibilidade não deve ser obstruída por objetos na parte traseira, quer seja na chapeleira, que seja com excesso de ocupantes.

LEIA TAMBÉM
Motor de arranque. Saiba qual a função e as principais avarias

Espelho exterior esquerdo: deve estar orientado para a parte lateral do automóvel, sendo recomendável que seja ajustado de forma a ser possível ver a carroçaria sem ter de virar a cabeça. Assim, quando um automóvel começar a fazer uma ultrapassagem, este deverá ser observado pelo espelho interior e só depois aparecerá neste espelho.

Espelho retrovisor direito: a sua regulação deve ser igual à do espelho esquerdo e deverá proporcionar o limite da carroçaria para reduzir as zonas sem visibilidade.

Ângulos mortos

A regulação correta dos espelhos é vital para que praticamente desapareceram os ângulos mortos. Estes são os espaços que não são cobertos pelo campo de visão lateral. A redução dos ângulos mortos ajudará a diminuir o risco de acidente.

Naturalmente que, todas as regulações dos espelhos retrovisores devem ser efetuadas antes de iniciar a marcha.