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Elétricos. Estudo confirma perda de autonomia até 32% no inverno

Texto: Carlos Moura
Data: 24 de Dezembro, 2022

Um estudo efetuado nos Estados Unidos confirma que os veículos elétricos podem perder até 32% de autonomia nos dias mais frios de inverno. De acordo com os dados recolhidos com 13 dos modelos mais vendidos saiba quais são aqueles que perdem mais autonomia com as baixas temperaturas. 

As baixas temperaturas no inverno devem ser um factor a levar em conta pelos proprietários e utilizadores de veículos elétricos. O frio pode fazer diminuir consideravelmente a autonomia e apesar da utilização de melhores sistemas de climatização, a redução do alcance pode chegar aos 32% em alguns modelos. 

Aquela foi a conclusão de um estudo levado a cabo pela comunidade de utilizadores de veículos elétricos norte-americana Recurrent, com base em dados obtidos junto de sete mil condutores deste tipo de viaturas. 

Todos os veículos elétricos perdem autonomia no inverno; uns mais do que outros, segundo estudo da Recurrent

O objetivo do trabalho era recolher dados sobre o consumo e autonomia de diferentes modelos de automóveis elétricos, comparando as diferenças de alcance entre as estações de verão e inverno, utilizando temperaturas de referência de 21ºC no primeiro caso e entre – 6 e – 1ºC no segundo.

Conclusões esclarecedoras

Os resultados obtidos não deixam margens para dúvidas. As baixas temperaturas afetam de forma considerável a autonomia dos veículos elétricos a bateria, não só o próprio rendimento desta última devido ao aumento da resistência interna, mas também os sistemas auxiliares de gestão. 

O consumo de energia do veículo para climatizar dispara porque é necessário fazê-la funcionar na gama ótima de temperaturas, entre 20º e 30º.

Esta diminuição também afeta a carga e a descarga do acumulador porque ao trabalhar fora da gama ótima de temperaturas, isso faz aumentar o gasto de energia, mesmo que o veículo esteja estacionado em modo “standby”.

Maiores perdas de autonomia

Os dados recolhidos pela Recurrent permitiram a obtenção de informação suficiente acerca de 13 automóveis elétricos que estão em comercialização, alguns deles apenas nos Estados Unidos, mas muitos outros também na Europa. Segundo o estudo, esta é redução da autonomia verificada nos modelos analisados:

Dos modelos em comercialização na Europa, o Ford Mustang Mach-E é um dos que perde mais autonomia no inverno

1º Chevrolet Bolt – 32%
2º Ford Mustang Mach-E – 30%
3º Volkswagen ID 4 – 30%
4º BMW i3 – 24%
5º Volkswagen e-Golf – 23%
6º Nissan LEAF – 21%
7º Hyundai Kauai Electric – 19%
8º Tesla Model S – 19%
9º Tesla Model 3 – 17%
10º Tesla Model X – 15%
11º Tesla Model Y – 15%
12º Audi e-Tron – 8%
13º Jaguar I-Pace – 3%

Estratégias a seguir

Embora as baterias sejam cada vez mais resistentes a factores externos e de contarem com sistemas de gestão mais capazes e eficientes, o frio continua a ser um problema que os utilizadores devem ter em conta quando pretendem circular com o seu veículo elétrico, especialmente quando a temperatura começar a ser inferior a 10ºC, como também sucede no território nacional no inverno, durante os dias mais frios do inverno, situação que se agrava no interior em geral e nas terras altas em particular. 

Nessas situações será recomendável realizar viagens mais curtas do que o habitual, evitando ficar sem autonomia suficiente até chegar ao ponto de carregamento mais próximo. Da mesma forma é recomendável, se possível, deixar o veículo ligado a uma wallbox para evitar o consumo em “standby” durante longas horas, evitando ficar sem autonomia para o trajeto. 

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Além disso, o utilizador também deve recorrer ao sistema de pré-aquecimento da bateria e do habitáculo para iniciar a viagem com o máximo de carga possível, assim como programar o planificador de rotas no sistema de navegação, se disponível, para calcular a distância a percorrer até ao ponto de carregamento intermédio para recuperar a autonomia necessária até ao final da viagem.