Publicidade

Deutsche Bahn adjudica 940 autocarros à MAN

Texto: Carlos Moura
Data: 27 de Julho, 2022

A Deutsche Bahn encomendou 940 autocarros à MAN dos modelos Lion’s City e Lion´s Intercity LE, em vários comprimentos de carroçaria, que estarão equipados com motores diesel, GNC e EfficientHybrid.

A Deutsche Bahn adjudicou a aquisição de 940 autocarros urbanos e interurbanos à MAN Truck & Bus para a modernização da sua frota, que deverão ser entregues entre 2023 e 2026.

O contrato prevê o fornecimento de todos os comprimentos de carroçaria dos autocarros urbanos MAN Lion’s City, equipados com motores diesel, GNC e EfficientHybrid, assim como autocarros interurbanos MAN Lion’s Intercity LE. 

Para a sua tomada de decisão, o operador levou em conta factores como o custo de ciclo de vida dos veículos, incluindo, naturalmente, o consumo de combustível. 

MAN Lion’s Intercity LE

“A adjudicação do contrato pela Deutsche Bahn para um número tão expressivo de autocarros MAN confirma que os nossos autocarros urbanos e interurbanos bem como os nossos serviços são convincentes”, diz Christoph Huber, Presidente do Conselho Executivo da MAN Truck & Bus Deutschland.

Urbanos com baixas emissões

Muitos dos autocarros urbanos estarão dotados com o sistema MAN EfficientHybrid, incluindo o arranque automático de paragem. Aquela tecnologia diminuiu o impacto ambiental de três formas: o consumo de combustível é reduzido através do armazenamento de energia de travagem, são emitidos menos poluentes ao desligar completamente o motor de combustão e as emissões sonoras são consideravelmente menores.  

O principal componente da tecnologia MAN EfficientHybrid é um motor eléctrico robusto, sem desgaste e sem manutenção que é instalado na linha de transmissão entre o motor e a transmissão. Quando é ultrapassado ou trava, o motor de arranque da cambota funciona como gerador (alternador) e, inversamente, também como motor de arranque.

LEIA TAMBÉM
MAN. Mais 20 autocarros Lion’s City E para Hamburgo

A Deutsche Bahn também manteve a aposta em autocarros a gás natural comprimido (GNC) para minimizar o impacto do transporte rodoviário de passageiros, que é realizado através da filial DB Regio, que opera dez mil autocarros em quase 300 distritos e cidades da Alemanha.

Além disso, o MAN Lion’s City G também pode ser alimentado com biometano, solução que possibilita uma redução adicional das emissões de CO2. O funcionamento mais suave significa também menos ruído do motor do que com um motor diesel comparável.

Novos Lion´s Intercity LE

Para operações interurbanas, a Deutsche Bahn optou pelo novo MAN Lion’s Intercity LE, modelo que foi introduzido no ano passado e procura estabelecer padrões na classe de baixa entrada, bem como com o mínimo “custo total de propriedade”. 

O mais recente autocarro interurbano da MAN também impressiona com um design moderno e inovador que se mistura bem com a imagem urbana de uma cidade moderna. 

A abundância de vidro e as grandes escotilhas de telhado de vidro deixam entrar muita luz natural, criando um efeito panorâmico. As generosas superfícies de vidro e a construção integral e leve também tornam o veículo significativamente mais leve e mais eficiente.

O moderno conceito de iluminação do MAN Lion’s Intercity LE com iluminação LED também cria um ambiente agradável, convidativo e contemporâneo no compartimento de passageiros.