Publicidade

Dakar 2022. Seis primeiras posições para equipas com pneus Goodyear

Texto: Carlos Moura
Data: 19 de Janeiro, 2022

As seis primeiras posições na categoria Camião do Rali Dakar de 2022 foram ocupadas por equipas que utilizam pneus Goodyear, designadamente a Kamaz-master e a Petronas Team De Rooy Iveco. 

As equipas com pneus Goodyear conquistaram as seis primeiras posições na categoria Camião no Rali Dakar de 2022, que decorreu durante duas semanas no deserto da Arábia, num percurso com mais de oito mil quilómetros de competição em condições extremas, atravessando vastas extensões de areia, dunas e desfiladeiros.

A equipa Kamaz-master conquistou os três lugares do pódio, tendo-se assistido a uma renhida disputa entre o pentacampeão da competição Eduard Nikolaev e o atual vencedor, Dmitry Sotnikov, que triunfou pela segunda vez consecutiva. A diferença entre os dois primeiros classificados nesta categoria, ambos em Kamaz-master K5 435091s, foi de apenas 9m58s. Nos lugares imediatos ficaram Anton Shibalov e Andrey Karginov, ambos em Kamaz-43509.

Todos os camiões Kamaz estavam equipados com pneus Goodyear que incorporam as mesmas avançadas tecnologias de carcaça que são disponibilizadas aos frotistas de toda a Europa.

Vitória nas 13 etapas

A hegemonia dos camiões equipados com pneus pneumáticos foi realçada pela vitória dos Kamaz nas 13 etapas do Rali Dakar de 2020. Dmitry Sotnikov ganhou cinco etapas, Eduard Nikolaev quatro e Andrey Karginov. A sorte foi madrasta para este último, pois perdeu uma hora na quarta etapa devido a um problema técnico.

LEIA TAMBÉM
Iveco T-Way. Nascido para aplicações em fora de estrada

A equipa ainda conseguiu recuperar graças ao auxílio de uma equipa adversária, fazendo jus ao espírito de cooperação que faz do Dakar um evento único no desporto automóvel. A equipa de Andrey Karginov recuperou rapidamente, obtendo os melhores tempos nas duas etapas seguintes, para iniciar uma inspiradora luta pela vitória. 

“Chegámos ao Dakar com dois modelos de camiões: o nosso comprovado e vencedor 43509, e o novo K5 435091”, refere Vladimir Chagin, chefe da equipa KAMAZ-master. 

“A montagem de pneus Goodyear foi, sem dúvida, de vital importância numa prova tão exigente. A nossa equipa teve uma atuação magnífica, com uma meticulosa preparação, e uma extraordinária execução, da estratégia ao longo de duas semanas de ação muito extenuantes”. 

“Permitimos a competição entre as nossas equipas, como o demonstra o facto de as vitórias em etapas terem sido partilhadas por quatro diferentes tripulações. O alto nível de competição significa que necessitamos de pneus que proporcionem tração e durabilidade. O Goodyear Offroad proporcionou-nos a máxima velocidade com o mínimo tempo de imobilização, o que contribuiu para o nosso êxito aqui”, salienta o responsável da equipa Kamaz-master. 

Petronas De Rooy Iveco em destaque

A equipa Petronas De Rooy Iveco voltou a estar em evidência na edição de 2022 do Rali Dakar, com os seus três camiões a terminarem entre os dez primeiros classificados: Janus van Kasteren alcançou um excelente quinto lugar; Vick Versteijnen, que integrou a equipa pouco antes do início da prova, aceitou o desafio e imprimiu um ritmo que lhe permitiu terminar no oitavo lugar; Mitchel van den Brink também esteve em destaque ao colocar o camião de assistência rápida no décimo lugar, superando todas as expetativas.

Os pilotos da Petronas de Rooy Iveco estiveram entre os três melhores nas primeiras etapas, mas atrasaram-se a meio da prova devido a problemas técnicos.

O espírito ganhador da lendária equipa dos Países Baixos, com uma combinação de jovens e experimentados talentos, além da experiência da sua equipa técnica, fez com se renascesse como a Fénix das cinzas nas últimas etapas.  

Os dois Iveco Powerstar e o Iveco Trakker demonstraram excecionais níveis de performance e fiabilidade dos camiões da marca italiana nas mais duras condições e ao longo das demolidoras pistas do Dakar 2022.