Em dois anos. Daimler Buses forneceu 864 autocarros para Grande Lisboa

A Daimler Buses forneceu um total de 864 autocarros para operação no serviço de transporte público da Grande Lisboa, assegurado pela

A Daimler Buses forneceu um total de 864 autocarros para operação no serviço de transporte público da Grande Lisboa, assegurado pela Carris Metropolitana e prestado por empresas privadas que ganharam os concursos para os quatro lotes.

A Daimler Buses entregou aos operadores privados da Área Metropolitana de Lisboa 864 autocarros Mercedes-Benz em 2021 e 2022, satisfazendo uma das maiores encomendas de sempre na história da empresa.

Os autocarros da marca alemã estão a ser operados pelas empresas que ganharam os concursos para a prestação de serviço público de transporte urbano e suburbano na Área Metropolitana de Lisboa e que se apresentam aos passageiros com a marca Carris Metropolitana.

As entregas começaram em 2021 com 111 veículos e foram concluídas no final de dezembro de 2022. "A encomenda recorde de Portugal com 864 unidades foi um sucesso impressionante para a Daimler Buses e um marco para a EvoBus Portugal", afirma Mirko Sgodda, diretor comercial, de marketing e serviço ao cliente da Daimler Buses. 

Mercedes-Benz Sprinter Travel 75, Mercedes-Benz Sprinter City 75, Mercedes-Benz Intouro, Mercedes-Benz Intouro M

O fabricante alemão entregou 633 autocarros Mercedes-Benz Conecto de piso baixo, 157 Mercedes-Benz Intouro interurbanos, 50 Mercedes-Benz Citaro K de piso baixo e quatro chassis Mercedes-Benz OC 500. A encomenda compreendeu ainda 20 miniautocarros baseados no Mercedes-Benz Sprinter.

Renovação profunda da frota

A Daimler Buses entregou os 864 autocarros às empresas de transporte Alsa Todi (154 veículos) e Barraqueiro Transportes (710 autocarros), que são líderes de um consórcio que integra a Barraqueiro Transportes, Scott Via, Viação Alvorada, Rodoviária de Lisboa e Vimeca. A Alsa e a Barraqueiro estão entre as maiores empresas de autocarros da Península Ibérica. A Daimler Buses teve sempre uma ampla representação nas suas frotas, com milhares de unidades.

A região da AML (Área Metropolitana de Lisboa) é constituída pela capital portuguesa e por mais 18 municípios na região circundante. Quase um terço da população portuguesa vive aqui, totalizando quase três milhões de pessoas.

O concurso inclui autocarros para todos os municípios da Área Metropolitana de Lisboa, exceto para a capital Lisboa, Barreiro e Cascais. Os autocarros Mercedes-Benz permitiram renovar significativamente a frota da região de uma só vez.

LEIA TAMBÉM
Autocarros. Carris Metropolitana garante liderança à Evobus Portugal

Os novos autocarros da marca Mercedes-Benz são simultaneamente seguros e confortáveis, estando dotados com equipamentos que vão desde o sistema ativo de travagem de emergência (Preventive Brake Assist), passando pela monitorização da pressão dos pneus (TPM) e sistemas de ar condicionado até às entradas USB para dispositivos de passageiros. 

A cadeia cinemática do Conecto, Intouro e Citaro K consiste em motores Mercedes-Benz OM 936 económicos e de baixas emissões com uma potência de 299 cv e transmissões automáticas Voith Diwa 6. Graças a um módulo de recuperação de energia, os autocarros são excecionalmente económicos e amigos do ambiente.