Mais de metade dos autocarros novos matriculados em Portugal em 2022 foram comercializados pela Evobus, graças aos fornecimentos de veículos aos operadores da Carris Metropolitana. Iveco assegura vice-liderança.
As aquisições por parte das empresas que ganharam os concursos públicos lançados pela Carris Metropolitana para a prestação de serviços transportes públicos na margem norte da Área Metropolitana de Lisboa contribuíram decisivamente para que a Evobus Portugal tivesse conquistado a liderança indiscutível no mercado português de autocarros em 2022.
Num ano em que, segundo dados da ACAP – Associação Automóvel de Portugal, foram matriculados 1405 veículos, o que representa um crescimento de 139,8% face a 2021, a Evobus Portugal entregou 778 unidades e conseguiu alcançar uma taxa de penetração do mercado de 55,37%.
Esta foi a oitava vez nos últimos onze anos que a Evobus alcançou a liderança no mercado português de autocarros. Será de referir que no âmbito do concurso público internacional lançado pela Área Metropolitana de Lisboa, a Evobus entregou um total de 883 autocarros entre 2021 e 2022. A escolha dos operadores recaiu sobre os modelos Mercedes-Benz Conecto, Intouro, Citaro K e ainda Sprinter City.
Baixas emissões
Os novos autocarros da marca Mercedes-Benz contam com os mais avançados sistemas de segurança, destacando-se o assistente ativo de travagem Preventive Brake Assist ou o controlo da pressão dos pneus. O equipamento de série inclui sistemas de ar condicionado e tomadas USB para dispositivos dos passageiros.
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A cadeia cinemática é composta por económicos motores de baixas emissões Mercedes-Benz, com uma potência de 220 kW (299 CV) e caixa de velocidade automática com conversor Voith Diwa 6. Graças a um módulo de recuperação de energia, os autocarros trabalham de forma particularmente rentável.
Iveco assegura vice-liderança
Igualmente decisivo para a Iveco no mercado português de autocarros foi o lote do concurso público da Área Metropolitana de Lisboa para a margem sul que incluiu 290 dos 380 veículos pesados de passageiros matriculados pela marca em 2022. Isto correspondeu a uma taxa de penetração recorde no nosso país de 27,05%.
No terceiro lugar ficou a Volvo, mas a uma longa distância, 93 unidades matriculadas em 2022 e uma quota de 6,62%. A líder de mercado nos três anos anteriores, a MAN, caiu para a quarta posição, com 69 unidades registadas. A seguir surge a portuguesa CaetanoBus com 45 autocarros matriculados em 2022.