Cupra inspirou-se na Lamborghini para criar o Tindaya

A futura de linguagem de design da Cupra foi materializada no protótipo Tindaya, cujas linhas exteriores foram buscar inspiração aos modelos da Lamborghini. A estreia ocorreu em Munique no IAA Mobility de 2025.

A Cupra revelou a antevisão da futura linguagem de design da marca com o novo protótipo Tindaya, que foi apresentado ao público no IAA Mobility de Munique. O nome deve-se a uma montanha vulcânica localizada em Fuerteventura, nas Ilhas Canárias.

A secção frontal apresenta um nariz de tubarão com um logotipo iluminado, assim como uma máscara escura. Esta última consiste num ecrã digital que mostra um um movimento constante que imita as ondas.

O "power dome" do capot bifurca-se em ambos os lados do logótipo, com duas linhas vincadas e esculpidas, que ligam às barras de tejadilho e integram aberturas que destacam os compartimentos de bagagem dianteiros.

A silhueta, por sua vez, é caraterizada por proporções marcantes. O contraste entre o habitáculo e a carroçaria, com a sua postura "Pushing Forward" e forma esculpida, define o seu caráter ousado.

O protótipo tem um comprimento de 4,72 metros e conta com grandes jantes de 23”. Graças a uma proporção de 1/3 de habitáculo para 2/3 de carroçaria e uma elevada distância ao solo, realçada pelo acabamento progressivo das cavas das rodas e do painel inferior lateral, o Tindaya exibe proporções robustas. A silhueta fastback, em contraste com o habitáculo compacto e a carroçaria atlética e expressiva, define a personalidade do protótipo da Cupra.

Combinação de Shooting Brake e Fastback

A carroçaria é percorrida por uma linha vincada em forma de curva, desde o para-choques dianteiro até à lateral, conferindo-lhe ombros atléticos. Aquela linha prolonga-se, formando canais de ar atrás das rodas dianteiras, terminando nas secções traseiras e comprimindo a carroçaria antes de os ombros traseiros se projetarem.

O tejadilho apresenta uma espinha estrutural central em forma de “ýpsilon”, que se liga visualmente às linhas do capot. A secção traseira é dominada por um duplo spoiler proeminente que se prolonga a partir do habitáculo, naquela que é uma combinação de perfis Shooting Brake e Fastback. As linhas fluem a partir dos ombros traseiros para enquadrar as luzes traseiras com uma “coast-to-coast digital mask”.

O pára-choques traseiro integra duas zonas laterais, à semelhança da dianteira, unidas por canais de ar laterais para criar um acabamento unificado e orientado para a performance. Por fim, o ousado difusor traseiro acentua o caráter aerodinâmico do design e atua como um elemento marcante.

Habitáculo com configuração 2+2

O interior apresenta uma configuração 2+2, com portas opostas de estilo saloon e os novos bancos CUPBucket de última geração. No coração do design encontra-se o denominado Driver Axis, que consiste  num painel de instrumentos esculpido em formas estruturais sobrepostas, que enquadra um ecrã freeform de 24 polegadas.

O volante, inspirado no mundo da competição e do gaming, integra botões satélite para controlo total sem distrações, enquanto a consola central elevada funciona como a espinha dorsal de um mono cockpit totalmente integrado, tátil e funcional.

Os bancos e a consola central, revestidos em pele vegan de base biológica, seguem com fluidez as curvas paramétricas da textura subjacente. A consola central transita de materiais suaves para rígidos em direção à traseira, acompanhando o fluxo natural do design.

A experiência é elevada através de interações phygital – a fusão do físico com o digital. No centro encontra-se a Jewel – uma interface sensorial e simbólica que desperta o veículo, ajusta os modos de condução e transforma a atmosfera através da iluminação, do som e das respostas ambientais. Uma faixa de projeção na base do para-brisas, comandos hápticos e um sistema de som de alta-fidelidade criado em colaboração com a Sennheiser Mobility transformam o habitáculo num espaço imersivo e ressonante.