Conheça o coração dos Mini no Dakar

Texto: Nuno Fatela
Data: 11 Janeiro, 2019

O motor dos Mini JCW Buggy que este ano tentam garantir o regresso da marca às vitórias no Dakar foi explicado ao detalhe pela marca. Conheça-o neste artigo

Depois de quatro triunfos consecutivos entre 2012 e 2015, a Mini aposta este ano forte no regresso às vitórias no Dakar. Para tal equipa os seus automóveis com um  motor diesel de seis cilindros em linha, com mais de 300cv e que chega quase aos 800Nm de binário. Agora foram reveladas as especificações do motor dos Mini JCW Buggy e as alterações que foi preciso implementar para cumprir os regulamentos neste novo ano. Descubra-as em detalhe na fotogaleria seguinte…

O motor é um seis cilindros em linha, Diesel, oriundo dos BMW 50d, mas em que o duplo turbo é trocado por apenas um com geometria variável
Isso obrigou a fazer alterações também na injeção e escape. Além disso, o intercooler passa a ser refrigerado a ar, ao invés da refrigeração por líquido
O restritor usado é de 39mm. Para os modelos com mais de um turbo que participam no Dakar o máximo são 38mm
Cada motor é fabricado à mão pelo centro de engenharia BMW em Steyr
Ele debita 350cv às 3500RPM
Já o binário máximo está situado nos 770Nm, e é alcançado às 2100RPM
Isto permite ao Mini DKR chegar a uma velocidade máxima de 190 km/h

Partilhar