Não sabia?! Estudo mostra que condução traz o dobro da felicidade de treino Cardio

Um estudo da Abarth e da Universidade de Loughborouh demonstrou que a condução desportiva provoca o dobro da felicidade de um treino Cardio!

A verdade é que, nós próprios, já o desconfiávamos: um estudo promovido pela Abarth e levado a cabo pela Universidade de Loughborouh, em Inglaterra, acaba de comprovar que, a condução desportiva, por exemplo, num qualquer track day, consegue despoletar em nós o dobro da felicidade, de um treino Cardio!

Conhecidos que são os apelos à atividade física, não apenas pelos inquestionáveis benefícios para o corpo, mas também para a mente, a verdade é que, a Universidade de Loughborouh acaba de demonstrar que, pelo menos no caso da mente, os automóveis desportivos conseguem ser uma alternativa. Oferecendo ganhos que podem mesmo ser o dobro do alcançado com um treino físico!

"Todos nós ouvimos já, em inúmeras ocasiões, sobre a importância da atividade física, não apenas para o bem estar físico de um indivíduo, como também para o seu estado emocional. No entanto, sabemos muito menos sobre os efeitos da condução, nomeadamente, numa pista, no humor de um indivíduo", recorda o responsável máximo pelo estudo, Dr. Dale Esliger, da Universidade de Loughborouh.

A equipa de investigação recorreu a vários tipos de sensores e medidores, com o objectivo de apurar o nível de felicidade dos participantes
A equipa de investigação recorreu a vários tipos de sensores e medidores, com o objectivo de apurar o nível de felicidade dos participantes

Desafiados pela marca italiana de automóveis Abarth, Esliger e a sua equipa tentou, assim, lançar luz sobre este tema. Recorrendo não apenas a uma série de sensores, concebidos para analisar expressões faciais e frequência cardíaca, como também a outros equipamentos, como foi o caso de um relógio de pulso para captação de dados médicos, além de um questionário de auto-avaliação, para, dessa forma, chegar a algumas conclusões.

LEIA TAMBÉM
"Será fantástico!", diz CEO. Abarth prepara versão do 500e para 2024

Segundo o responsável pelo estudo, "os dados preliminares mostram que, embora tanto a condução em pista, como o treino no ginásio, demonstrem benefícios emocionais positivos, neste caso em concreto, a emoção decorrente do elemento da condução superou, sem qualquer margem para dúvida, a atividade física, na melhoria no humor dos participantes".

116% mais felizes que num treino de cardio!

De acordo com o Dr. Esliger, as pessoas que participaram no estudo ficaram 59% mais felizes, após terem experienciado a condução em pista, ao volante de um Abarth, do que após terem feito um treino no ginásio. Sendo que, medido por tipo de exercício e em comparação com a condução em pista, o humor dos participantes aumentou 4% menos após um treino de pesos, 20% menos após uma sessão física de pesos e cardio, e 116% menos após um treino de cardio!

Apesar dos benefícios comprovados do exercício físico, a condução em pista também pode é um factor despoletador de felicidade
Apesar dos benefícios comprovados do exercício físico, a condução em pista também pode é um factor despoletador de felicidade

Não menos curioso, é o facto dos indivíduos participantes nesta experiência, não necessitarem, sequer, de estar ao volante, para retirar benefícios, em termos de humor, após algumas voltas à pista. Pelo contrário, mantendo-se no banco do "pendura", 77% dos participantes saíram mais felizes da experiência em pista, do que após um treino de cardio e resistência.

A "resposta" da Abarth

Já em jeito de conclusão, coube ao director administrativo da Fiat e Abarth no Reino Unido, Greg Taylor, defender que, "os nossos carros são projectados para emocionar os condutores não apenas no dia-a-dia, como também numa qualquer experiência de condução em pista". Sendo que, recordou, "agora temos alguns dados preliminares, obtidos por uma das principais universidades de Ciências do Desporto no mundo, a confirmar isso mesmo".

Divertidos nas estradas do dia-a-dia, os pequenos Abarth conseguem transmitir ainda mais emoção, em pista - confirma-o a Ciência!...
Divertidos nas estradas do dia-a-dia, os pequenos Abarth conseguem transmitir ainda mais emoção, em pista - confirma-o a Ciência!...