Publicidade

Centennial Edition assinala centésimo aniversário de Carroll Shelby

Texto: Carlos Moura
Data: 23 de Janeiro, 2023

Para assinalar o centésimo aniversário de Carroll Shelby, a Shelby American lançou uma edição especial do Shelby GT, denominada Centennial Edition e limitada a cem unidades.

Carroll Shelby foi uma lenda na cultura automobilística norte-americana e se ainda fosse vivo teria feito cem anos no dia 11 de janeiro de 2023. A empresa que fundou, Shelby American, não deixou passar em claro esta data e para assinalar o centenário do seu fundador lançou uma edição especial do Shelby GT.

Denominada Carroll Shelby Centennial Edition Mustang, a edição especial está limitada a cem unidades. As alterações não se limitaram às prestações, já que a Shelby American introduziu vários apontamentos Centennial para sublinhar a sua exclusividade, incluindo um chapéu Stetson preto assinado e um livro Shelby Centennial publicado pela Team Shelby.

Com exceção das habituais modificações efetuadas pela Shelby no modelo desportivo fabricado por uma marca de Detroit, esta edição especial do Shelby GT possui referências Centennial no painel da tampa da bagageira, faixas laterais, emblemas. Existe mesmo uma faixa Le Mans em vinil preto no topo.

Motor com 750 cv

No interior, as placas das soleiras das portas, os tapetes e os revestimentos dos bancos em pele possuem emblemas Carroll Shelby Centennial Edition.

Em termos de prestações, a Shelby não deixou os seus créditos por mãos alheias, tendo introduzido um supercompressor que faz aumentar a potência do V8 de 5,0 litros para os 750 cv. 

O acréscimo de potência foi acompanhado por outras melhorias, como um capot ventilado, um radiador de performance, um kit de fluidos por baixo do capot e um escape preto Borla. As molas desportivas, as barras estabilizadoras, as placas ajustáveis do sopé e avanço e as pinças vermelhas Brembo fazem parte da dotação de série desta edição especial. 

LEIA TAMBÉM
Com quase 840 cv! Shelby American apresenta Super Snake Speedster Edition

“Este Shelby Mustang oferece o nível de prestações que Carroll esperava que tivesse o carro com o seu nome. Acreditamos que ele aprovaria o Carroll Shelby Centennial Edition com o chapéu preto Stetson que ele usava, com cada carro”, afirma Vince LaViolette, vice-presidente da Shelby American.

Esta edição especial limitada a cem unidades está disponível com carroçarias fastback e cabriolet, com caixa de velocidades manual ou automática. A intervenção custa cerca 49.995 dólares (46.090 euros), mas não inclui o modelo base.