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Retirados da reforma. Cayenne, X5 e Range Rover medem forças no offroad

Texto: Redação
Data: 28 de Dezembro, 2022

Até poderia ser descrito como “o confronto dos velhinhos”, mas a verdade é que estes três SUVs de luxo, todos eles já com várias décadas de vivências, continuam a ostentar argumentos a que muitos, bem mais jovens, ainda não chegam. E que acabam reforçando o interesse neste embate entre gerações já passadas, mas ainda muito válidas, de Porsche Cayenne, BMW X5 e Land Rover Range Rover…

Promovido, mais uma vez, pelos nossos colegas da CarWow, a verdade é que este é um confronto muito diferente daquele que estamos habituados a assistir, não apenas pelas máquinas envolvidas, mas também pela envolvente em que dirimem argumentos.

No entanto e começando, precisamente, pelos contendores, uma escolha que começa na primeira geração daquele que é um dos SUV desportivos de luxo de maior sucesso no mercado, o Porsche Cayenne. E que, nesta primeira geração, apresentava uma versão S impulsionada por um V8 4.5 litros naturalmente aspirado, a debitar 345 cv de potência e 420 Nm de binário (versão S), ambos enviados para as quatro rodas através de uma caixa automática de seis velocidades.

Um confronto inesperado, não apenas pela idade dos contendores, mas também pelo palco escolhido
Um confronto inesperado, não apenas pela idade dos contendores, mas também pelo palco escolhido

Igualmente na linha de partida, um representante daquela que foi a primeira geração do BMW X5 , equipado igualmente com um V8, mas de 4.4 litros e com 285 cv de potência e 440 Nm de binário, também aqui apoiado por uma caixa automática de seis velocidades e sistema de tracção integral.

Finalmente e como terceiro contendor, um Range Rover, naquela que foi a sua terceira geração, produzida entre 2002 e 2012, e que é também o único a não ostentar um V8; opta, sim, por um 3,0 litros turbodiesel de origem BMW, a garantir 175 cv de potência e 390 Nm de binário, ajudados por uma caixa automática de cinco velocidades com conversor de binário, a enviar a potência para as quatro rodas.

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Quanto ao palco escolhido para este confronto, é, nada mais, nada menos, que o ambiente onde menos esperaríamos vê-los,  mas também aquele com o qual ( supostamente) estão, à partida, preparados para lidar – o fora-de-estrada. E não apenas num só percurso e piso, mas ao longo de vários tipos de traçados.

Em termos de classificação, o modelo mais rápido a concluir qualquer um dos trajectos receberá sempre 3 pontos; o segundo mais rápido, dois pontos; e, o mais lento, apenas um ponto. Sendo que, no caso de não conseguir chegar à linha de meta num ou mais traçados, também não receberá qualquer ponto.

Qual o mais apto para este desafio? Para isso, caro leitor, vai mesmo ter de ver o vídeo da CarWow que respeitosamente aqui reproduzimos, para descobrir qual dos “velhotes” fez mais pontos…