Compra usados

Publicidade

Quer vender o seu carro? Dizemos-lhe como conseguir o melhor preço!

Texto: Carlos Moura
Data: 9 de Julho, 2023

Se pretender vender um carro usado pelo melhor preço possível deverá levar em conta alguns conselhos e recomendações para fazer o melhor negócio. 

A diminuição da oferta de veículos novos devido à redução da produção originada pelos problemas na cadeia de abastecimento, designadamente no fornecimento de componentes – e já não só semicondutores – acompanhada pelo aumento generalizado dos preços teve como reflexo um crescimento da procura de usados e pela sua valorização.

Para ajudar o leitor a fazer um melhor negócio deixamos aqui alguns conselhos para que possa fazer o melhor negócio possível nestes tempos de crise e inflação.

Apesar de não existir uma fórmula mágica para vender o automóvel, tudo dependerá, obviamente, da tipologia de veículo, da sua idade e quilometragem. 

Regra geral, a maior desvalorização ocorre nos cinco primeiros anos pelo que é prudente esperar algum tempo antes de o colocar à venda.

Altura recomendável

A altura mais aconselhável depende igualmente do tipo de automóvel. Se for um descapotável consegue-se um valor mais elevado na primavera ou no verão do que no inverno. O oposto sucede com um todo-o-terreno, que é mais valorizado nas épocas do ano com condições atmosféricas mais adversas, designadamente quando os pisos estão escorregadios, com gelo, neve ou lama.

Igualmente importante é a quilometragem. Apesar do odómetro poder apresentar um valor  elevado, isso não é necessariamente um sinal de mau estado, mas quando ultrapassa a barreira dos 100 mil quilómetros a depreciação já é maior. 

A desvalorização é um elemento que se tem de levar em conta quando se pretende vender o carro ou se será preferível continuar a usá-lo para não fazer um mau negócio. Por vezes é preferível deixá-lo guardado numa garagem e esperar que o valor aumente, se passar à condição de histórico.

Formas de vender

Existem várias formas de vender um automóvel usado. Uma delas é fazer negócio com um stand, que o adquire e depois o revende, ficando com a margem. Se o proprietário quiser ganhar mais algum dinheiro poderá colocar um anúncio nos diferentes portais existentes para o efeito ou nas rede sociais.

Na hora de tentar vender, o proprietário deverá tomar alguns cuidados porque entre um anúncio pobre e mal feito ou outro mais esclarecedor poderá resultar numa venda mais fácil ou complicado.

O primeiro aspeto passa por uma boa redação do anúncio, explicar o motivo da venda, as manutenções efetuadas, as caraterísticas. Isto permitirá ao potencial comprador fazer uma ideia do estado do veículo para que o potencial comprador possa fazer uma ideia do estado do veículo antes de decidir vê-lo.  

Imagens claras

Antes de fazer fotos é recomendável limpar o veículo por fora e por dentro. Caso tenha alguma imperfeição será conveniente mostrá-lo, quer nas imagens, quer no texto que acompanha o anúncio, Isto transmite honestidade e transparência por parte do vendedor, dois aspectos fundamentais quando se quer vender um carro usado.

LEIA TAMBÉM
Está a pensar comprar um carro usado? Atenção aos sinais!

Além disso também é importante fazer fotos decentes. Não é necessária uma equipa profissional nem uma edição sofisticada, mas deve-se procurar fazer fotos em locais onde o veículo seja o único protagonista, assim como evitar sombras ou elementos que dificultem ver o estado do veículo. Deve-se fazer fotos de frente, traseira, de três quartos e do interior para que se veja bem o veículo, bem como evitar que o mesmo esteja à contra-luz, isto é, com o sol por trás.