Carrera S regressa ao Porsche 911 com 480 cv

Após um ano sabático, o Porsche 911 Carrera S está de regresso ao mercado com mais potência e uma lista de equipamento de série aumentada. Para descontentamento dos mais puristas só está disponível com transmissão de dupla embraiagem (PDK) de oito velocidades. Em Portugal já está disponível para encomenda.

A Porsche voltou a introduzir o Carrera S na gama 911, após quase um ano de ausência na sequência do lançamento do 992.2 em maio de 2024.

O Carrera S vem posicionar-se entre o 911 Carrera e o 911 Carrera GTS T-Hybrid, estando este último mais focado na performance. Vem equipado com o mesmo motor de seis cilindros em linha biturbo de 3,0 litros do 911 Carrera, mas oferece mais 20 cv potência e o equipamento de série foi reforçado.

Os fãs das caixas de velocidades manuais vão ficar desiludidos porque o Carrera S está disponível exclusivamente com a conhecida transmissão de dupla de embraiagem PDK, que procura aproveitar ao máximo os 380 cv de potência e os 530 Nm de binário disponibilizados pelo bloco de três litros. 

Para chegar a estes valores, a Porsche instalou novos novos turbocompressores e otimizou a refrigeração do ar de sobrealimentação. O novo desportivo baseia- se agora no design dos modelos 911 Turbo da geração anterior e acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,3 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 308 km/h.

Travagem otimizada

O equipamento de série do Carrera S foi reforçado com a inclusão de jantes de 20/21”, um sistema de escape desportivo com saídas de escape em Prata e o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV+), que não está disponível no 911 Carrera.

O sistema de travagem foi revisto e à semelhança do 911 GTS conta, de série, com pinças de travão em Vermelho e com discos de 408 mm à frente e 380 mm atrás, para garantir uma excelente performance de desaceleração.

Para melhorar as prestações estão ainda disponíveis outras opções como o sistema de travagem Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), testado em circuito, e a suspensão desportiva PASM, com uma redução da altura ao solo em 10 mm, combinada com o eixo traseiro direcional.

Comparativamente com o modelo anterior, o sistema hidráulico dos amortecedores foi otimizado para proporcionar uma dinâmica ao volante aprimorada, com maior precisão e capacidade de resposta.

A direção, em combinação com o eixo traseiro direcional, é mais direta e a cinemática do eixo dianteiro foi ajustada, assegurando um comportamento ainda mais ágil e direto, enquanto aumenta a estabilidade a alta velocidade.

Ambiente mais luxuoso

O habitáculo do Carrera S oferece um ambiente mais luxuoso, com revestimentos em pele preta lisa nos bancos, encostos da cabeça, painel de bordo e painéis das portas.

O sistema de bancos traseiros - opcional no Coupé - permite o rebatimento dos mesmos, constituindo uma alternativa à disposição standard de dois lugares.

A Porsche disponibiliza ainda uma opção com uma utilização ainda mais extensiva da pele, que oferece o revestimento de grandes áreas do interior, incluindo a tampa do porta-luvas, os painéis laterais e a base dos bancos. Mediante pedido, a Porsche acrescenta pespontos em cor de contraste, em Crayon.

O Porsche 911 Carrera S beneficia de todo o equipamento de série atualizado da restante gama, destacando-se os faróis em LED Matrix e um carregador de smartphone sem fios. Entre as principais opções referência para o sistema de elevação do eixo dianteiro, os inovadores faróis em LED HD-Matrix e o Pacote Sport Chrono, que inclui a app Porsche Track Precision, ideal para track days.

O Porsche 911 Carrera S já pode ser encomendado nas versões Coupé e Cabriolet com tração traseira. Em Portugal, os preços do novo 911 Carrera S começam nos 187 444 euros no Coupé e 205 319 no Cabriolet.