BYD lança dois novos PHEV com autonomia superior a 1000 km

Tecnologia transitória para se alcançar a neutralidade carbónica, a oferta de híbridos plug-in tem vindo a ser alargada e a BYD acaba de efetuar um duplo lançamento, com a introdução das versões berlina e carrinha (Touring) do novo BYD 6 DM-i, que promete autonomias combinadas superiores a 1000 quilómetros.

A “guerra” da autonomia nos híbridos com bateria recarregável externamente (PHEV) entrou num novo patamar com o lançamento em Portugal de dois modelos da BYD - Seal 6 DM-i e Seal 6 DM-i Touring - que reivindicam alcances combinados (elétrico + combustão) de 1455 quilómetros e 1350 quilómetros, respetivamente, respondendo ao Leapmotor C10 REEV, que anuncia 974 quilómetros.

Os novos BYD Seal 6 DM-i partilham o mesmo comprimento exterior de 4,84 metros, a largura de 1,88 metros e a distância entre-eixos de 2,79 metros. A principal altura reside na altura, que é de 1,50 metros na berlina e 1,51 metros na carrinha. A bagageira, por sua vez, oferece uma capacidade de 491 a 1370 litros e de 500 a 1535 litros, respetivamente.

As duas novas propostas da BYD adotam a tecnologia Dual Mode da marca que compreende um propulsor térmico de 1,5 litros desenvolvido especificamente para veículos híbridos plug-in, que debita uma potência de 98 cv e um binário de 122 cv, com uma relação de compressão de 15:5 e funcionamento segundo ciclo Atkinson, um motor elétrico com 150 cv e uma bateria com estrutura de lâmina, com capacidade de 18 kWh.

Em combinação com um depósito de combustível com 75 litros é possível alcançar uma autonomia combinada superior a um milhar de quilómetros. A tração é sempre assegurada pelas rodas dianteiras. A potência combinada dos dois motores é de 212 cv (156 kW).

Modos distintos

A denominada tecnologia Super Híbrida com Dual Mode da BYD opera em dois modos distintos. No EV, as rodas são movidas exclusivamente pelo motor elétrico; no HEV, o propulsor térmico carrega a bateria e o motor elétrico através um inversor, podendo o este modo alternar entre série e paralelo, combinando o motor e o sistema elétrico.

Em termos de prestações, as duas versões aceleram dos 0 aos 100 km/h em 8,5 segundos e alcançam uma velocidade máxima de 180 km/h. A autonomia anunciada em modo elétrico é de até 105 quilómetros para a berlina e até 100 quilómetros para a Touring. Segundo a BYD Portugal, esta últimas variante deverá ser responsável por cerca de 80% das vendas da gama Seal 6 DM-i no mercado nacional.

A bateria pode recuperar a capacidade total em corrente alterna num ponto com potência de 6,6 kW, operação que demora quase três horas, mas também existe a possibilidade de carregamento em corrente contínua, mas, a potência máxima está limitada a 26 kW, sendo possível ir dos 30% aos 80% em cerca de 23 minutos.

No que se refere ao consumo, a BYD reivindica uma média de 1,5 l/100 km para o combustível e de 14,6 kWh para a energia.

Espaço para todos

O habitáculo oferece o espaço e o conforto a que já nos habituou a BYD, contando com materiais de elevada qualidade, incluindo assentos em pele vegan. O painel de bordo acomoda um um quadro de instrumentos digital de 8,8”, um ecrã tátil de elevada resolução de 15,6”.

O volante multifunções permite aceder aos menús do computador de bordo e os comandos do regulador adaptativo da velocidade de cruzeiro. Os comandos dos programas de condução estão localizados atrás do volante. 

Todos os ocupantes têm acesso a alimentação elétrica: duas entradas USB-C na frente (18 W e 60 W) e duas USB-C de 18 W na traseira. As duas versões dispõem ainda um carregador sem fios para smartphones de 50 W.

O BYD Seal 6 está disponível no nível de equipamento Comfort, que conta com jantes de liga leve de 18”, teto de abrir panorâmico, vidros traseiros escurecidos, faróis automáticos em LED, bancos dianteiros com regulação elétrica, função de aquecimento e ventilação, câmara com visão panorâmica, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Exclusivo da versão Touring é a abertura elétrica da bagageira.

Vehicle-to-Load

Os dois novos modelos super híbridos da BYD vêm equipados, de série, com a função Vehicle-to-Load (V2L), que permite fornecer energia elétrica a dispositivos exteriores como churrasqueiras portáteis, compressores, máquinas de café, luzes decorativas) até 3,3 kW.

A dotação de série da berlina e da carrinha inclui ainda o sistema de monitorização de fadiga do condutor, o sistema de deteção de ângulo morto, o assistente de colisão de tráfego cruzado traseiro com função de travagem, assistente de emergência e traseira, entre outros.

O Seal 6 DM-i Comfort berlina está em comercialização com preço de venda ao público de 43 990 euros, enquanto o Seal 6 DM-i Touring é proposto a partir de 45 490 euros. Para particulares, a BYD anuncia uma oferta de manutenção programada de dois anos ou 30 000 quilómetros. Para o mercado empresarial, o Seal 6 DM-i Comfort está disponível por 32 990 euros, ao que acresce o IVA.