A BYD ganhou um contrato para o fornecimento de 64 autocarros elétricos à Nobina da Noruega e estabeleceu um acordo com a Castrosua para a produção de veículos de 12 metros para o mercado espanhol.
A BYD está a procurar ampliar a sua posição no mercado europeu de autocarros elétricos, quer através da adjudicação de novos contratos, quer através do estabelecimento de parcerias nos países onde os fabricantes de carroçarias têm uma forte tradição, como o caso de Espanha ou Portugal.
No primeiro caso, a BYD ganhou uma encomenda para o fornecimento de 64 autocarros elétricos na Noruega que se destinam ao operador de transportes públicos Nobina. Os veículos deverão ser entregues no segundo trimestre de 2023.
A encomenda compreende 40 unidades de piso baixo com 12 metros e 24 unidades de piso semirrebaixado (low-entry) de 15 metros que se destinam a realizar serviços de transporte público na região de Nedre Glomma.
Frota da Nobina com 300 unidades
Os autocarros de 12 e 15 metros de comprimento estarão equipados com baterias de fosfato-ferro da BYD, desenvolvida para oferecer elevados níveis de segurança, prestações e autonomia. Outra vantagem dos autocarros elétricos da BYD consiste num controlador seis em um que integra todo o ecossistema do autocarro, garantindo elevados níveis de fiabilidade e eficiência.
O sistema de gestão térmica da bateria da BYD garante ainda uma elevada fiabilidade em climas extremos, fazendo dos autocarros da BYD uma opção prática em diferentes condições meteorológicas.
A BYD assegura de os autocarros de piso baixo com 12 metros oferecem uma autonomia até 450 quilómetros, enquanto as viaturas de 15 metros conseguem um alcance de 400 quilómetros.
A Nobina tem em operação 300 autocarros elétricos da BYD que estão ao serviço em cidades da Suécia, Noruega e Finlândia.
Acordo com Castrosua
A BYD e a Castrosua assinaram um acordo para a produção de autocarros elétricos de 12 metros para o mercado espanhol. Os veículos BYD-Castrosua serão construídos a partir de chassis de autocarros elétricos da BYD e receberão carroçarias Nelec da Castrosua.
A cooperação estratégica entre a BYD e a Castrosua tem o objetivo de disponibilizar produtos à medida para responder às necessidades do mercado espanhol, apostando inicialmente em veículos de Classe I e Classe II para aplicações urbanas e pendulares, respetivamente.
LEIA TAMBÉM
SMTUC de Coimbra recebem mais cinco autocarros elétricos da BYD
O primeiro BYD-Castrosua de 12 metros encontra-se em desenvolvimento para depois ser disponibilizado para operação, cumprindo as normas europeias. O veículo contará com o mais recente chassis, com uma maior autonomia, uma vida útil otimizada da bateria.