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E pelo motivo mais… inesperado! Bugatti obrigada a fazer recall nos EUA

Texto: Francisco Cruz
Data: 16 de Janeiro, 2022

Demonstração de que, nem só o “comum dos mortais”, está sujeito a tais agruras, eis que também a estratosférica Bugatti acaba de ser obrigada a fazer um recall. Mais precisamente nos EUA e, ainda por cima, devido a um componente cujo fabrico não é da sua responsabilidade: os pneus.

O anúncio foi, no entanto, feito, não pela própria Bugatti, mas pela Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos da América (NHTSA). A qual, após exame ao novo Bugatti Chiron Pur Sport, terá descoberto um problema de resistência nos pneus traseiros do hiperdesportivo francês.

Segundo esta mesma entidade, os pneus traseiros do Bugatti podem começar a desenvolver rachaduras após pouco mais de 4.000 quilómetros de uso. Sendo que, uma vez surgidas, essas mesmas rachaduras, cujo motivo ou origem está ainda por apurar, podem levar a uma “rápida perda de pressão nos pneus”.

Um hiperdesportivo que ultrapassa os 400 km... e com pneus sem a necessária resistência? Preocupante, sem dúvida...
Um hiperdesportivo que ultrapassa os 400 km… e com pneus sem a necessária resistência? Preocupante, sem dúvida…

Esta situação, não sendo boa em nenhum automóvel, torna-se particularmente preocupante num hiperdesportivo como o Bugatti Chiron Pur Sport. Que, além das mais de duas toneladas que anuncia, apresenta ainda como cartão de visita uma velocidade máxima a rondar os 420 km/h.

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No entanto e a tornar toda esta situação ainda mais grave, surge o facto da Bugatti ter optado por pneus específicos e feitos à medida, pela também francesa Michelin, para o Chiron Pur Spur. Mais precisamente, umas borrachas enormes de dimensões 355/25, instaladas em rodas traseiras de 21 polegadas, que, simplesmente, não têm alternativa.

Assim, a solução apresentada, neste momento, pela marca de Molsheim, é, simplesmente, trocar os pneus mais cedo do que o previsto. Mais precisamente, a cada 3.000 quilómetros realizados ou, então, ao final de um ano e meio de utilização. Sendo que, a Bugatti garante, desde já, que os clientes não terão de arcar com qualquer despesa, ficando todos os custos inerentes a este recall nos EUA, a cargo da marca francesa.

No entanto e se está a pensar que tal poderá ser um rombo de proporções também estratosféricas para a Bugatti, não se preocupe; segundo a NHTSA, não serão mais de nove o número de unidades Bugatti Chiron Pur Sport que, nos EUA, poderão estar afectadas com este problema e, como tal, ser alvo de recall.

De resto e até para sossegar quaisquer proprietários de um destes Pur Sport que possam a estar a ler esta notícia, importa dizer que, apenas um único veículo, de todos os observados pela NHTSA, apresentou rachaduras nos pneus traseiros. Sendo que, mesmo nesse, os pneus nunca falharam durante os testes.