BOuLDER revela pistas para futuro Mercedes-Benz Sprinter

Criadora do veículo comercial há 130 anos e numa altura em que assinala o 30º aniversário do lançamento do Sprinter, a Mercedes-Benz Vans reivindica que se prepara a reinventar o veículo comercial e a primeira pista da sua visão está materializada na escultura “BOuLDER” que mostra algumas linhas do futuro Sprinter.

Com o objetivo de assinalar a criação do primeiro comercial ligeiro há 130 anos e o 30º aniversário do lançamento da primeira geração do Sprinter, a Mercedes-Benz Vans organizou um evento denominado “Passado encontra o Futuro”, onde além de evocar a sua longa história de sucesso na área dos comerciais ligeiros sublinhou a sua intenção de voltar a “reinventar” os comerciais.

As primeiras pistas que indiciam a trajetória da marca em termos de produto, designadamente no segmento de furgões de grandes dimensões, podem ser identificadas no “BOuLDER”.

Trata-se de uma escultura com um comprimento de 65 centímetros de comprimento, 275 centímetros de altura e 250 centímetros de largura, que deixa antever alguns pormenores do design da quarta geração do Sprinter, a qual possivelmente deverá ser revelada ao público na próxima edição do IAA Transportation, em setembro do próximo ano.

A escultura ““BOuLDER” deixa perceber que a marca alemã se mantém fiel aos seus valores principais como robustez, versatilidade, fiabilidade e durabilidade, mas que já está preparada para responder às futuras exigências do regulamento europeu de segurança, o que é percetível pelo capot mais elevado e longo.

A grelha frontal também é mais vertical, sendo dominada por barras horizontais, tendo ao centro a estrela da marca. Os grupos óticos parecem estar numa posição elevada e apresentam um formato esguio. A secção traseira também passa a ser mais vertical para possibilitar um melhor aproveitamento do compartimento de carga.

Nova plataforma

A futura geração de comerciais ligeiros de dimensões médias e grandes da Mercedes-Benz está a ser desenvolvida a partir de uma plataforma totalmente nova, em formato de prancha, que permite receber motorizações elétricas e a combustão.

A oferta incluirá modelos com tração dianteira, traseira e integral. O número de derivativos também deverá ser maior do que na atualidade, sendo de prever a disponibilização de várias distâncias entre-eixos, comprimentos máximos e alturas de teto.

A marca alemã refere que a nova geração de comerciais ligeiros está a ser desenvolvida em colaboração com clientes de vários setores de atividades para responder às suas necessidades e exigências. As diferentes configurações permitirão a operação por vários tipos de aplicações como transporte expresso e refrigerado, assistência móvel e reboque, ambulâncias e veículos de socorro, construção, transporte de passageiros de mobilidade reduzida, entre outros.

A nova geração do Sprinter irá receber novos sistemas de conectividade e software que irão utilizar o novo sistema operativo da Mercedes-Benz, denominado MB.OS. A integração profunda da arquitetura “chip-para-a nuvem” (chip-to-cloud) permitirá um controlo mais preciso de todos os sensores do veículo, desde o infoentretenimento até funcionalidades de conforto como o carregamento, proporcionando uma experiência de condução única, assim como a integração de funcionalidades de conforto como o carregamento.

A nova arquitetura digital possibilita a criação de novas oportunidades para os clientes que beneficiarem de uma maior conectividade nos seus veículos. Extras digitais desenhados à medida das necessidades dos clientes como o Mercedes-Benz Van Uptime Monitor ou o Large Vehicle Navigation tornam a manutenção e operação dos furgões ainda mais eficiente. 

Atualizações remotas

O sistema operativo MB.OS apoiado por Inteligência Artificial irá correr um computadores de elevada capacidade que estão ligados ao Mercedes-Benz Intelligent Cloud, o que possibilitará atualizações remotas (over-the-air) de todo o software do veículo, incluindo os sistemas de assistência à condução.

A Mercedes-Benz refere que cada veículo estará sempre atualizado e poderá receber regularmente novas aplicações (apps) e funcionalidades. O MB.OS irá oferecer a máxima flexibilidade para a integração de conteúdos de fornecedores externos, permitindo aos clientes a utilização das suas próprias aplicações e ferramentas como, por exemplo, para a navegação ou a gestão de frotas.

A marca sublinha que o interface típico da Mercedes-Benz não terá alterações, proporcionando ao cliente uma experiência familiar e de maior valor.