Publicidade

Portugal. Mercedes-Benz Vans abre encomendas para Sprinter e eSprinter

Texto: Carlos Moura
Data: 21 de Fevereiro, 2024

A Mercedes-Benz Vans iniciou a comercialização dos renovados Sprinter e eSprinter em Portugal, que já têm preços e as encomendas já estão abertas. Primeiras unidades chegam ao nosso país em abril. A versão com bateria de maior capacidade do eSprinter tem uma autonomia homologada de até 443 quilómetros

A Mercedes-Benz Vans já está a aceitar encomendas no nosso país para os novos Sprinter e eSprinter. A chegada das primeiras unidades estás prevista para o mês de abril.

A versão elétrica do Mercedes-Benz Sprinter, eSprinter, recebeu uma profunda atualização na sua linha motriz, que inclui três opções de bateria com 56 kWh e 113 kWh, já em comercialização, a que se juntará uma variante com 81 kWh.

Pela primeira vez, a oferta será reforçada com o derivativo Chassis-Cabina Simples, que se dirige a vários setores de atividades, bem como para fabricantes de superestruturas e de equipamentos. 

Mercedes-Benz eSprinter vem em dois comprimentos de carroçaria

O novo eSprinter está equipado com o mais recente sistema multimédia MBUX, assim como com vários sofisticados sistemas de segurança e de assistência, num conjunto de equipamentos de série atualizados. Em opção, também pela primeira vez, o eSprinter está disponível com acoplamento de reboque. 

O eixo traseiro do novo eSprinter, com o motor elétrico, possibilita mais opções de comprimento e de peso bruto máximo (até 4,25 t), bem como de capacidade de reboque (até 2 t) e de volume de carga (máximo 14 m3). 

Dois comprimentos de carroçaria

O novo eSprinter é proposto em duas variantes e dois comprimentos de carroçaria, bem como com um motor elétrico eficiente, com dois níveis de potência de pico possíveis: 100 kW (136 cv) e 150 kW (204 cv). O novo motor síncrono, de íman permanente e de gestão térmica otimizada, é caracterizado por uma eficiência particularmente alta. 

A autonomia elétrica anunciada é de até 443 quilómetros em ciclo WLTP, podendo chegar até 537 km de autonomia em cidade (ciclo WLTP). As células da bateria são de fosfato de ferro de lítio, livres de cobalto e de níquel.

Mercedes-Benz eSprinter pode ser carregado em corrente alterna ou contínua

A recuperação de energia, em modo de inércia e de travagem (recuperação), assegura uma condução otimizada e eficiente. A intensidade da recuperação pode ser ajustada individualmente, através de patilhas atrás do volante. 

O Mercedes-Benz eSprinter pode ser carregado com corrente alterna ou com corrente contínua até 115 kW (opcional), numa estação de carregamento rápido. Desta forma, a bateria de 56 kWh é carregada de 10 a 80 %5 em cerca de 28 minutos e a bateria de 113 kWh em cerca de 42 minutos, a um máximo de 115 kW. 

Sprinter diesel

A Mercedes-Benz Vans atualizou igualmente a versão diesel do Sprinter que se encontra disponível nos derivativos Furgão, Chassis e Tourer, com tração traseira, dianteira ou integral e com peso bruto até 5,5 t. Com estas variantes, este modelo está preparado para responder a  está pronto para responder a uma grande variedade de segmentos de atividade e aos requisitos específicos de cada indústria. 

Mercedes-Benz Sprinter na versão chassis-cabina simples com motorização diesel

No capítulo mecânico, a oferta assenta no conhecido motor diesel de 2,0 litros (OM654) que é proposto em quatro níveis de potência, dependendo do modelo e da variante selecionados: 114 cv, 150 cv, 170 cv e 190 cv. Todos os modelos podem contar com tração integral, assim como com a confortável transmissão automática 9G-TRONIC, disponíveis em opção. 

Três linhas de equipamento

Os novos Mercedes-Benz Sprinter e eSprinter são disponibilizados em três linhas de equipamento: Base, Pro e Select.

O nível de entrada Base já conta, de série, com um nível de equipamento extenso, onde se inclui o sofisticado sistema de multimédia MBUX de última geração, um ecrã táctil de 10,25’’, câmara de marcha-atrás, painel de instrumentos com ecrã a cores, novo volante multifunções com deteção ‘hands-off’, monitorização da pressão dos pneus, sensor de chuva, assistente de faróis, Assistente Ativo de Faixa de Rodagem, Assistente Inteligente de Velocidade com cruise control, bem como o ATTENTION ASSIST. 

Interior do Mercedes-Benz eSprinter

A Linha Pro acrescenta o Assistente de Arranque em Subida, o volante ajustável em altura e profundidade, bem como o sistema de ar condicionado TEMPMATIC e uma tomada USB de 5V. 

A partir da linha Select, os clientes também podem contar com um volante em couro, o assento de conforto para o condutor, os comandos de conforto no teto e faróis LED de alto desempenho, incluindo a função de máximos adaptativos. 

Preços conhecidos

A Mercedes-Benz Vans já divulgou os preços para os novos Sprinter e eSprinter. Nas versões a combustão, o Furgão Base é proposto a partir de 37 967 euros, o Chassis-Cabina Dupla Base a partir de 34 996 euros (valores sem IVA). 

LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz Vans abre encomendas para os novos Sprinter e eSprinter

O Sprinter Tourer Base (de nove lugares) tem um custo a partir de 74 445 euros (com IVA). Quanto ao Mercedes-Benz eSprinter Base, este tem um preço indicativo, sem IVA, a partir de 57 107 euros.