Bosch testa sistema de travagem sem ligação mecânica

A Bosch está a desenvolver um sistema de travagem “”brake-by-wire”, que elimina a ligação mecânica com o pedal de travão e já realizou, com sucesso, uma viagem com uma extensão de 3300 km para avaliar a tecnologia. O lançamento comercial está previsto para o outono deste ano.

Conhecida e implementada na aviação, a tecnologia “by-wire”, que elimina a ligação mecânica entre diversos componentes, sendo substituída por impulsos elétricos”, poderá vir a tornar-se comum nos automóveis a curto prazo e não em apenas alguns topos de gama.

A Bosch tem vindo a trabalhar no sistema de travagem “brake-by-wire” e planeia o lançamento no mercado a partir do outono deste ano, tendo já recebido pedidos de vários fabricantes.

Para avaliar a tecnologia em condições reais de utilização em vias públicas, uma equipa de engenheiros da tecnológica alemã completaram com sucesso a primeira viagem de mais de 3300 quilómetros, entre a Alemanha e o Círculo Polar Ártico, tendo atravessado diferentes zonas climáticas.

A viagem de longa distância levou a equipa de desenvolvimento do sudoeste da Alemanha, passando por Hamburgo, Copenhaga e Estocolmo, com um pequeno desvio até ao Círculo Polar Ártico, até à chegada ao centro de testes de inverno da Bosch em Vaitoudden, Arjeplog, no norte da Suécia.

A Bosch solicitou e obteve especificamente aprovação para a utilização do veículo de teste em vias públicas em vários países, com base num conceito de segurança abrangente.

Como funciona

O sistema hidráulico “brake-by-wire” elimina por completo a ligação mecânica entre o pedal e o sistema de travagem. O comando é transmitido ao sistema exclusivamente por meio de um sinal elétrico através de linhas de sinal redundantes.

Para o efeito, os engenheiros da Bosch desenvolveram uma solução robusta e eficiente, constituída por dois atuadores hidráulicos independentes: um atuador de travão by-wire e o ESP.

Atualmente, tecnológica alemã esclarece que os sistemas de travagem atuais como o Integrated Power Brake da Bosch ainda mantêm uma conexão mecânica com o pedal do travão para garantir redundância em caso de falha. No entanto, essa ligação por meio da haste de entrada ao pedal de travão foi eliminada na nova solução brake-by-wire da Bosch. 

Ao retirar a ligação mecânica deixou de ser  necessário montar os componentes do sistema de travagem na parede corta-fogo do veículo. Em vez disso, os componentes podem agora ser instalados no local mais adequado em termos de segurança em caso de colisão, NVH (ruído, vibração e aspereza) e processo de fabrico.

A flexibilidade na escolha da localização dos atuadores de travão ajuda a evitar a necessidade de diferentes variantes para veículos com volante à direita e à esquerda.

Tecnologia comprovada

A tecnologia by-wire permite a criação de novos conceitos de travão, com um curso do pedal do travão significativamente mais curto, libertando espaço para novos designs de interiores.

A solução hidráulica “brake.by-wire” é baseada em tecnologia comprovada de sistemas de travagem. O seu design compacto poupa espaço de instalação e reduz o peso do sistema de travagem.

Como tanto o atuador de travão by-wire como o ESP estão atribuídos a diferentes canais do sistema elétrico redundante, cada um deles pode, de forma independente, gerar a pressão de travagem necessária em todas as quatro rodas em caso de falha. Por este motivo, a solução da Bosch é igualmente adequada para veículos altamente automatizados, garantindo a proteção do sistema de travagem exigida pelos sistemas de travagem.

Dados valiosos

Segundo a Bosch, a viagem de longa distância entre o sudoeste da Alemanha e o Círculo Polar Ártico forneceu dados valiosos para o desenvolvimento contínuo.

“Toda a trabalhou com uma motivação incrível para este evento e está muito orgulhosa desta conquista,” refere Hagen Kuckert, gestor de projeto do atuador de travão by-wire na Bosch em Abstatt.

“O nosso sistema hidráulico brake-by-wire funcionou perfeitamente durante toda a viagem. Com este primeiro teste de longa distância, demonstrámos de forma impressionante que conseguimos levar um verdadeiro sistema brake-by-wire da pista de testes para a estrada com segurança e sucesso", acrescenta o gestor de projeto do atuador de travão by-wire na Bosch em Abstatt.

"Realizámos milhares de operações de travagem ao longo da viagem, obtivemos informações e dados importantes sobre o comportamento do sistema de travagem em diversas situações de trânsito e comparámo-los com as nossas simulações anteriores. Tudo isso será integrado no trabalho de desenvolvimento contínuo para otimizar ainda mais o nosso sistema hidráulico brake-by-wire”.

A Bosch já recebeu pedidos de diversos fabricantes de veículos e anunciou o lançamento no mercado a partir do outono de 2025. A tecnológica alemã acredita que até 2025, 5,5 milhões de veículos irão estar equipados com a tecnologia ‘brake-by-wire’.

Além do sistema hidráulico brake-by-wire, a empresa trabalha também uma versão totalmente eletromecânica, assim como numa solução igualmente sem ligação mecânica para a direção.