Conhecida e implementada na aviação, a tecnologia “by-wire”, que elimina a ligação mecânica entre diversos componentes, sendo substituída por impulsos elétricos”, poderá vir a tornar-se comum nos automóveis a curto prazo e não em apenas alguns topos de gama.
A Bosch tem vindo a trabalhar no sistema de travagem “brake-by-wire” e planeia o lançamento no mercado a partir do outono deste ano, tendo já recebido pedidos de vários fabricantes.
Para avaliar a tecnologia em condições reais de utilização em vias públicas, uma equipa de engenheiros da tecnológica alemã completaram com sucesso a primeira viagem de mais de 3300 quilómetros, entre a Alemanha e o Círculo Polar Ártico, tendo atravessado diferentes zonas climáticas.
A viagem de longa distância levou a equipa de desenvolvimento do sudoeste da Alemanha, passando por Hamburgo, Copenhaga e Estocolmo, com um pequeno desvio até ao Círculo Polar Ártico, até à chegada ao centro de testes de inverno da Bosch em Vaitoudden, Arjeplog, no norte da Suécia.
A Bosch solicitou e obteve especificamente aprovação para a utilização do veículo de teste em vias públicas em vários países, com base num conceito de segurança abrangente.