BMW Z4 M40i

Publicidade

BMW Z4 M. Saiba porque não voltará a ser produzido

Texto: Carlos Moura
Data: 14 de Março, 2023

A BMW admitiu a possibilidade de desenvolver uma versão M do BMW Z4, mas afinal não será produzida. O motivo é simples: não há mercado para uma variante mais desportiva do roadster.

Quando a BMW apresentou a mais recente atualização do Z4, em setembro de 2022, ainda haviam esperanças que a marca alemã lançasse uma versão de prestações mais elevadas. Mas isso não irá acontecer porque os responsáveis da BMW consideram que não há espaço para um BMW Z4 M.

Se dúvidas existissem, estas foram dissipadas pelo responsável de projeto do BMW Z4 Michael Wimbeck. Em declarações à CarBuzz explicou que a marca pensou em desenvolver um novo BMW Z4, tendo sido realizado um profundo estudo sobre a intenção de compra pelos potenciais clientes. A conclusão foi taxativa: “Não há mercado!”. Como seria de esperar, o departamento financeiro da BMW não deu luz verde ao projeto.  

BMW Z4 M40i

Segundo aquele site, a construção de um BMW Z4 M obrigaria à montagem do mesmo motor S58 com dois turbos que equipa os modelos BMW M3 e M4. Na teoria parece fácil, mas aparentemente é mais complicado porque a aquele propulsor exige uma série de detalhes como o sistema de travagem M ou um sistema de refrigeração específico. Encaixar tudo aquilo não só é complicado como caro, atendendo a volume de vendas de apenas 1567 unidades em 2022.

Pack Aerodinâmico M

Este roadster até já tem uma versão com Pack aerodinâmico M, o BMW Z4 M40i Signature, disponível no mercado nacional a partir de 96.520 euros, equipado com um motor M TwinPower Turbo de 3,0 litros e seis cilindros com 340 cv e 500 Nm.

A dotação de série inclui suspensão adaptativa M, diferencial desportivo M, sistema de travagem desportivo M, direção desportiva variável, transmissão automática desportiva Steptronic. Contudo, não é um verdadeiro Z4 M.

LEIA TAMBÉM
BMW Z4 e Toyota Supra: irmãos (quase) gémeos…

Por outro lado, a BMW admite lançar um Z4 M40i com caixa de velocidades manual, que possivelmente será semelhante à introduzida pela Toyota no “irmão gémeo” GR Supra.