BMW X2 M35i xDrive: Quanto mais rápido, melhor

O BMW X2 M35i xDrive renovou-se e acertou na afinação do chassis… para condução dinâmica. Em cidade continua pouco condescendente com o conforto dos ocupantes. É a versão desportiva a mostrar a raça dos 300 cv.

O BMW X2 M35i xDrive renovou-se e acertou na afinação do chassis… para condução dinâmica. Em cidade continua pouco condescendente com o conforto dos ocupantes. É a versão desportiva a mostrar a raça dos 300 cv.

O BMW X2 tem na versão M35i xDrive o expoente desportivo. Uma opção que coloca de parte a vertente familiar ou funcional da carroçaria coupé do BMW X1. Não perde os cinco lugares e até acrescentou 90 litros à mala, agora com 560 l.

No entanto, centra o foco na condução e no envolvimento com a pessoa atrás do volante. Se o conforto dos passageiros for uma prioridade, o melhor é procurar as outras versões a gasolina, gasóleo ou elétricas.

Independentemente da motorização, a segunda geração do X2 cresceu em todas as dimensões. São 194 mm no comprimento (4554 mm), 21 mm na largura (1845 mm), 64 mm na altura (1590 mm) e 22 mm na distância entre eixos (2692 mm).

As novas medidas permitiram otimizar o interior, libertando 25 mm de espaço para as pernas de quem se sentar atrás dos bancos desportivos dianteiros. Separados por uma consola central flutuante, os bancos dianteiros oferecem o apoio correto e, do lado esquerdo, proporcionam uma posição de condução bem integrada com o BMW X2.

Num interior desprovido de comandos mecânicos brilha o BMW Curved Display. Totalmente digital e trabalhando com o sistema operativo BMW 9, o módulo de interação com o automóvel é composto por um ecrã de 10,25’’ para o painel de instrumentos e por um segundo mostrador de 10,7’’ para o Control Display.

Focado na performance

Mera curiosidade. A eficiência energética não é um dos pontos fortes do motor M TwinPower Turbo, com dois litros, quatro cilindros e 300 cv. Apesar de ser totalmente diferente da anterior geração, tendo adotado ciclo Miller e redesenhado a cabeça do motor, o foco principal continua a ser a performance e o tempo da prova de arranque, que cumpre em 5,4 segundos.

No entanto, e aqui a culpa pode ser do binário instantâneo dos elétricos, a verdade é que os 400 Nm do X2 M35i xDrive parecem lentos. É preciso esperar pelas 2000 rpm para desfrutar em pleno da elasticidade máxima do bloco de dois litros, que se mantém estável até às 4500. Deste regime até às 5750 é só potência.

Embora seja satisfatoriamente rápido, o modo sequencial da caixa Steptronic de dupla embraiagem e sete velocidades é ultrapassado pela programação desportiva (S). Esta faz uma gestão tão eficiente do binário que rapidamente nos esquecemos das patilhas de plástico posicionadas atrás do volante.

A exceção é feita pela patilha do lado esquerdo, que acumula a função de reduzir com a de ativar o Sport Boost. Esta programação coloca motor, transmissão, suspensão e direção no modo mais desportivo.

Escorregar às quatro

O lado positivo de o X2 M35i xDrive não parecer particularmente raçudo é transformar-se num crossover bastante redondo, premiando a fluidez em detrimento da agressividade. Não vale a pena atacar as curvas com travagens muito fortes.

Os discos dianteiros de 385 mm oferecem elevada resistência ao uso intensivo, mas o amortecimento adaptativo e a redução da altura ao solo (15 mm) só conseguem contrariar as leis da física até certo ponto. De este em diante o X2 vai sair de frente. A tração integral minimiza a subviragem, transformando-a num escorregar às quatro rodas.

Com um golpe coordenado de volante e acelerador é possível antecipar este movimento e desenhar a curva em aceleração, com os pneus Continental EcoContact a fazerem-se ouvir por cima do motor. Curiosamente, ao contrário do Mini Countryman John Cooper Works, com quem partilha a mecânica, o X2 M35i xDrive revela-se surpreendentemente eficaz.

A suspensão rebaixada e as jantes de 21 polegadas podem não ser complacentes com o conforto, sujeitando os ocupantes a uma sessão de pancadas e sacudidelas sempre que circulam sobre pisos de paralelepípedos ou carris. No enanto, contra todas as expectativas, suavizam os remendos e as imperfeições das estradas secundárias. Uma afinação de chassis fundamental para a motricidade, por manter as rodas em contacto permanente com o chão.

Como havia qualquer coisa que não batia certo, fomos comparar as notas de condução com as da apresentação internacional, realizada na zona de Sintra/Mafra. Eram precisamente o oposto. O X2 M35i xDrive era seco, saltitando sobre as imperfeições…

Nestes eventos é costume conduzir versões pré-série. Devia ser o caso, porque a unidade das imagens não deixou nenhuma roda no ar. O volante gordo, com boa pega, ajuda a dirigir o X2 M35i xDrive pelas sequências de curvas mais apertadas com o mínimo de esforço. Uma direção tão rápida e assistida que os limites do X2 e dos pneus se intuem, mais do que sentem. Por outro lado, ajuda a suavizar a condução em ambiente urbano.

VEREDITO

Seguindo o exemplo de muitos outros desportivos, o BMW X2 M35i xDrive vai ser maioritariamente utilizado num ambiente para o qual não foi concebido. E depois vai ser injustamente apelidado de desconfortável. Injustamente porque um crossover com 300 cv não foi feito para as voltas da cidade. Foi feito para as estradas secundárias, onde a velocidade realça a eficácia da suspensão. Por estranho que pareça, o BMW X2 M35i xDrive consegue ser um crossover desportivo relativamente confortável. Basta encontrar o ritmo certo.

FICHA TÉCNICA

BMW X2 M35i xDrive

PREÇO 68 000 € (86 267 € versão ensaiada)

MOTOR Gasolina; 4 cil. 1998 cc

POTÊNCIA 300 cv/5750-6500 rpm

BINÁRIO 400 Nm/2000-4500 rpm

TRANSMISSÃO Integral; Auto 7 vel.

COMP./LARG./ALT. 4,57/1,85/1,58 M

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 2,69 M

BAGAGEIRA 560 L

ACEL. 0-100 km/h 5,4 S

VEL. MÁX. 250 KM/H

CONSUMO WLTP 7,7 (8,8*) L/100

EMISSÕES 174 G/KM

IUC 258,73 €

*Medições Turbo

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