BMW 530e Restyling

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BMW Série 5 chega em julho, reforçando versões elétricas

Texto: David Espanca
Data: 1 de Junho, 2020

A BMW apresentou oficialmente o renovado Série 5, denotando um design mais agressivo e maior capacidade tecnológica. Chega em julho e vê ainda reforçada a eletrificação das motorizações.

Lançada há cerca de quatro anos, a atual geração do BMW Série 5 recebe agora uma significa atualização que incide sobre a estética e vertente tecnológica. O objetivo da marca é acrescentar argumentos àquele que é tido como um dos principais “players” no segmento, numa altura em que os concorrentes também se renovam.

As alterações fazem-se notar ao nível do design, em especial na secção frontal do Série 5, através da introdução de uma nova grelha. Em destaque, também, as novas ópticas, mais esguias e vanguardistas, em especial no caso das versões com iluminação laser (opcional).

O iDrive 7 é a nova geração de infoentretenimento

O “upgrade” tecnológico, no interior, chega com a mais recente geração do sistema de infoentretenimento, o iDrive 7. Este adota um novo sistema operativo que permite, por exemplo, que as atualizações do sistema e funcionalidades sejam feitas de forma automática (“over the air”). Além de um ecrã de maiores dimensões (12,3″), a que se junta um painel de instrumentos 100% digital e com o mesmo tamanho, referência, ainda, para a total ligação aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

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Desta forma é possível replicar no “display” central as “apps” e principais funcionalidades dos nossos “smartphones. Alguns dessas “apps” podem agora ser visualizadas, também, no “head-up display”.

A secção frontal foi alvo de uma renovação ao nível do design

Motorizações híbridas em destaque

Para além disso, o reforço tecnológico faz-se sentir também ao nível das motorizações, realçando-se a aposta na propulsão híbrida. Assim, e embora mantendo as motorizações já conhecidas (530i, 530e PHEV, 540i e M550i), o novo Série 5 passa a exibir alterações em quase todos estes propulsores.

O destaque vai para o 540i, que acresce ao seis cilindros um sistema semi-híbrido de 48V. Mantendo os 340 cv de potência, não deixa de tornar o veículo, segundo a marca, “mais eficiente e reativo”.

A eletrificação na BMW está em andamento

Outra novidade para a Série 5 é uma aposta ainda maior na tecnologia híbrida “plug-in” com a chegada, até ao final do ano, de mais três propostas. Para já, disponível a partir de julho, o 530e híbrido “plug-in”, vê a potência chegar aos 292 cv e 420 Nm de binário, a partir do mesmo quatro cilindros 2.0 turbo, complementado com um sistema elétrico.

Por enquanto, este motor apenas estará disponível na versão berlina. De referir, ainda, a funcionalidade associada ao sistema de navegação que permite a comutação automática do modo de condução: de combustão para elétrico.

O BMW Série 5 deverá chegar a Portugal já em julho. O preço, no caso da berlina, começa nos 59.800€ para a versão 520d, enquanto a 530e (híbrida “plug in”) custará 65.400€. Já a 520d Touring terá um valor de 62.600€.