BMW emite recall para 70 mil elétricos por falha de potência

A BMW emitiu uma ação de recolha nos Estados Unidos para mais de 70 mil veículos elétricos. Em causa está uma falha de software que provoca uma perda súbita de potência durante 20 segundos.

A BMW anunciou um recall que abrange 70.852 veículos elétricos produzidos entre 2022 e 2024.

Em causa está um problema de software que pode levar a uma perda súbita de potência e que pode durar até 20 segundos.

Apesar de apenas 0,1% dos veículos potencialmente afetados terem registado o problema, a marca já desenhou uma solução para o problema, que pode ser resolvido com uma atualização de software.

As primeiras ocorrências

A BMW iniciou a investigação sobre o problema entre 2021 e 2022, após algumas reclamações que surgiram durante o tempo de garantia.

Inicialmente, a marca suspeitou de problemas nos motores e baterias, mas só após uma análise profunda é que foi identificado o verdadeiro culpado: o software de controlo do motor elétrico.

Segundo o aviso de recall apresentado à National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), o defeito consiste na ativação de uma medida de segurança, por interpretar como condição crítica aquilo que na verdade é um falso alarme do sistema de isolamento elétrico.

O resultado é a entrada do modo de segurança, que desliga o sistema de alta voltagem e o motor elétrico como prevenção de possíveis riscos elétricos ou térmicos.

Importa referir que, apesar da perda de potência súbita, o controlo do veículo não é totalmente comprometido. Mesmo durante a falha, os travões e direção assistida mantêm-se operacionais.

Quais são os modelos afetados?

Apesar de apenas 43 ocorrências registadas – o que representa menos de 0,1% da frota envolvida -, a BMW emitiu uma ação de recolha para mais de 70 mil veículos elétricos fabricados entre 2022 e 2024.

Os modelos afetados são os seguintes:

  • 414 unidades do i4, construídas entre 2022 e 2025;
  • 674 unidades do i5, dos anos 2024 e 2025;
  • 484 unidades do i7, fabricadas em 2024;
  • 280 unidades do iX, produzidas entre 2022 e 2024;

De acordo com o que foi divulgado pela marca, a solução será aplicada através de uma solução de software, disponível tanto nos concessionários como via atualização remota (over-the-air), nos modelos que forem compatíveis.

Segundo a publicação InsideEVs, as notificações aos concessionários começaram a 13 de junho e os clientes começarão a ser contactados a partir de 5 de agosto.

Situação em Portugal e na Europa

Segundo informações obtidas junto da marca, embora admitindo que ainda não há confirmação oficial, esta ação de recolha não afeta o mercado nacional ou o mercado europeu.