O desportivo compacto M235i xDrive Gran Coupe da BMW foi mais uma das vítimas do teste do alce, pois só conseguiu efetuar o percurso, sem bater nos cones, a uma velocidade de 68 km/h.
Alguns modelos novos têm vindo a obter resultados decepcionantes nos testes do Alce realizados pela publicação online espanhola km77. O mais recente foi o BMW M235i xDrive Gran Coupe.
Para um modelo premium subcompacto publicitado como desportivo, as suas prestações ficaram aquém das expetativas. A uma velocidade de 78 km/h, e após uma manobra evasiva para evitar um obstáculo imaginário, não conseguiu regressar à faixa inicial com a rapidez necessária.
https://youtu.be/oPeSQDffskc
As mudanças na transferência de peso dos pneus de série Bridgestone Turanza T005 fizeram-no acertar sempre nos cones. Foi necessário diminuir a velocidade para os 68 km/h para que os cones ficassem intactos. Isto é considerado um resultado fraco para um veículo com as caraterísticas do BMW M235i xDrive Gran Coupe.
Na verdade é comparável ao resultado do novo Suzuki Jimny, que conseguiu cumprir o teste à mesma velocidade sem acertar nos cones.
O Volkswagen Golf VIII realizou o teste a uma velocidade de 69 km/h, mas um dos principais concorrentes do BMW Série 2 Gran Coupé, o Mercedes-Benz CLA 200, também não obteve um resultado propriamente brilhante, com 66 km/h.
Plataforma original de tração dianteira
Apesar de partilhar a mesma designação com o modelo de duas portas com tração traseira, o M235i Gran Coupe é construído com base na plataforma de tração dianteira, recebendo depois um sistema de tração integral, que também é utilizada no Série 1, X1 e X2.

A marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos para o M235i Gran Coupe e uma velocidade máxima de 250 km/h, graças a um motor de quatro cilindros turbo de 2,0 litros com 301 cv de potência e 450 Nm de binário.
No mercado nacional, o BMW M235i xDrive Gran Coupe está disponível a partir de 61 mil euros.