BMW M. Veículos elétricos desportivos vão ter "Mão de Deus"

A BMW M pretende lançar elétricos desportivos com sistema de tração integral controlado por uma unidade designada marca como "Mão de Deus".

A BMW M pretende lançar veículos elétricos desportivos com quatro motores e um sistema de tração integral controlado eletronicamente por uma unidade já designada pela marca como "Mão de Deus".

A BMW revelou as primeiras imagens de um misterioso protótipo de um veículo elétrico no ano passado, mas não avançou muitos detalhes, referindo apenas que estaria dotado com um pioneiro sistema de quatro motores elétricos e tração integral para uma entrega de potência muito precisa no espaço de milisaegundos. 

Numa entrevista recente ao Autocar, o CEO da BMW M Frank van Meel deu a entender que os veículos elétricos de elevadas prestações com tração integral serão ainda mais competentes do a berlina BMW M5 Xdrive da geração F90. Aquele modelo não foi do agrado de todos porque tinha um eixo dianteiro assistido, mas agora é considerado como uma das melhores berlinas desportivas da sua altura.

Divisão BMW M está a trabalhar em desportivos elétricos de elevadas prestações

"O segredo é no facto de haver um controlador central ou uma lógica central que controla tudo: o diferencial traseiro, mas também o diferencial da dianteira para a traseira e o sistema de controlo dinâmico de estabilidade", explica o responsável. 

Um sistema desses que faz a gestão dessas relações é apontada por Frank van Meel como crucial porque "se tivermos quatro sistemas que tentam operar em conjunto, o carro comporta-se como um carro com quatro sistemas de gostam de operar em conjunto".

Eletrónica equilibra tudo

A BMW não hesita em chamar a esta unidade de controlo elétrónico de "Mão de Deus". O sistema foi concebido para ser aplicado em vários modelos M desde que surgiu no BMW i8 como forma de equilibrar a potência dos motores de combustão e elétricos, permitindo uma avançada vectorização de binário para melhorar o comportamento. 

O CEO da BMW M refere que um eixo dianteiro assistido garante uma maior recuperação de energia nas desacelerações, o que constitui uma grande vantagem no desporto motorizado elétrico. Os detalhes acerca da diferença entre o M elétrico e os seus congéneres de série permanecem secretos, mas os novos BMW iX M60 e BMW i7 M70 deverão ter mais de 600 cv de potência, que permitirá assegurar acelerações bastante rápidas.

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O veículos elétrico com quatro motores elétricos revelados pela BMW no ano passado é uma mistura de vários modelos da marca alemã, com a carroçaria do BMW Série 4 Gran Coupé e as secções dianteira e traseira do BMW M3. Isto sugere que as alterações que a BMW M quer fazer serão tão extensas que necessitará de lançamento de um modelo mais robusto, em vez de um BMW i4 ou i7 ligeiramente modificado.