BMW inaugura fábrica controlada por Inteligência Artificial

A unidade inaugurada na Hungria é a primeira fábrica controlada por inteligência artificial e é onde será produzido o primeiro modelo da Neue Klasse, com uma autonomia de 800 km.

A BMW inaugurou em Debrecen, na Hungria, a primeira fábrica automóvel totalmente controlada por inteligência artificial e que representa uma nova era na produção automóvel.

Concebida e testada como um gémeo digital antes da sua construção, a unidade de Debrecen utiliza simulações e inteligência artificial para validar e otimizar cada operação, de acordo com a publicação CarUp.

Quando estiver totalmente operacional, trabalhadores humanos e mais de 1.000 robôs serão orientados por sistemas de inteligência artificial para garantir precisão e eficiência das operações.

Sustentabilidade no centro da aposta

De acordo com Milan Nedeljković, Diretor de Produção da BMW AG, a fábrica reflete a visão iFactory, que consiste numa fábrica digital de raiz, sem combustíveis fósseis e altamente escalável, e é onde será produzido o BMW iX3, o primeiro modelo da Neue Klasse.

“O início da produção em série do BMW iX3 assinala uma nova era na indústria automóvel. A nossa nova fábrica em Debrecen foi concebida e construída inteiramente de acordo com a nossa visão estratégica para a iFactory. Digital desde o início, a fábrica oferecerá uma nova dimensão de produção eficiente sem combustíveis fósseis”, afirmou Nedeljković.

Segundo a marca, a fábrica foi construída para definir novos padrões de sustentabilidade e emitirá menos 90% de CO₂ do que as suas fábricas convencionais. Esta redução deve-se, em grande parte, à eletrificação da unidade de pintura, o que irá reduzir 12 mil toneladas de emissões anuais.

Aproximadamente 25% da energia da nova fábrica será proveniente de um parque solar no local, com uma dimensão de 50 hectares. Uma solução que a marca destaca como um exemplo de que a tecnologia e responsabilidade ambiental podem trabalhar em conjunto na produção de automóveis neutros em carbono.