Mobiecobmw concept i4

Publicidade

BMW i4 Concept estreia a nova sonoridade da marca bávara

Texto: Redação
Data: 19 de Março, 2020

O mais recente concept da BMW, o i4, “apresentado” no cancelado Salão de Genebra como um rival do Tesla Model 3, é o primeiro carro a estrear a nova sonoridade dos futuros carros elétricos da marca bávara.

O i4 Concept, que, segundo a BMW, é a última visão antes do modelo de produção chegar ao mercado, em 2021, rivalizará com o Tesla Model 3, não só a nível de prestações, como também a nível sonoro.

LEIA TAMBÉM
É a guerra! Audi e-tron vem ensombrar Mercedes EQC já em janeiro

Os atuais carros elétricos não estão imunes ao jogo do “quem tem mais cavalos é o melhor”, a que tantos carros de combustão interna estão hoje sujeitos, e o novo BMW i4 não é diferente. O que é diferente, aqui, é maneira como esta competição se começa a desenrolar: com cada vez mais ênfase no perfil sonoro.

O design do BMW i4 Concept está muito próximo da versão final de produção
O design do BMW i4 Concept está muito próximo da versão final de produção

Claro que os níveis de decibéis debitados por veículos elétricos não refletem os seus níveis de potência. Mas, a realidade é que, uma das principais formas de percecionarmos a velocidade, é, exactamente, através do som que um veículo emana.

Uma trilha sonora co-desenvolvida com o compositor Hans Zimmer

A BMW, consciente deste facto, decidiu desenvolver toda uma nova sonoridade para a sua futura gama elétrica. Parceiro escolhido para este desafio? Hans Zimmer, um dos mais galardoados compositores de bandas sonoras do cinema.

O responsável pelos arranjos musicais de “Dunkirk”, “Interstellar”, e “O Gladiador”, revela que “inspirámo-nos na junção do passado e do futuro da BMW, para a sonoridade do BMW i4 Concept. Esperamos que o som criado seja clássico, contudo surpreendente. Que proporcione um sentimento de frescura e leveza”.

Este vídeo, mostra-nos o som debitado no BMW i4 Concept

Já a marca alemã, revela que os conjuntos sonoros irão focar-se no prazer de condução, existindo sons concretos para o arranque do motor, tal como para a sua desactivação, e ainda para os diferentes modos de condução.

Estes conjuntos sonoros irão, no entanto, variar de modelo para modelo. Adicionalmente, também estão a ser desenvolvidos sons que não estão diretamente relacionados com a condução, como é o caso, por exemplo, dos efeitos sonoroso para o fecho e abertura das portas.

Potência de fazer inveja ao Tesla Model 3

Relembramos que o i4 será um elétrico com 530 cv, alimentados por baterias de iões de lítio de 80 KWh.

LEIA TAMBÉM
Novo BMW i4 apanhado em testes

A autonomia anunciada surge fixada nos 600 km, já segundo o mais penalizante ciclo de homologação WLTP.