BMW vai passar a entregar carros a gasóleo com HVO 100

Depois do anúncio da adesão ao grupo de lobby eFuel Alliance, a BMW prepara-se para, já a partir de janeiro de 2025, começar a fazer sair das suas fábricas, na Alemanha, automóveis equipados com motor Diesel, atestados com óleo vegetal hidrotratado HVO 100.

O anúncio deste importante passo, inclusive, para a manutenção dos motores a combustão, foi feito pelo próprio CEO da BMW, Oliver Zipse, que, em comunicado, defende que “quando se trata de protecção climática, cada tonelada de CO2 não emitida, conta”.

“Os mais de 250 milhões de veículos existentes na Europa são aqui um factor importante: o seu equilíbrio em termos de CO2 poderia ser significativamente melhorado, se a sua quota regenerativa, em termos de combustível, fosse aumentada”, acrescentou.

Assim, “vamos em frente: a partir de janeiro de 2025, iremos abastecer todos os modelos diesel produzidos na Alemanha com HVO 100, antes da sua entrega aos concessionários”, afirma Zipse, salientando que, embora pouco divulgada junto dos consumidores, esta solução trata-se de “um substituto do diesel de alta qualidade com emissões de CO2 até 90% mais baixas, no geral”.

Sobre o HVO 100, vale a pena referir que se trata de um combustível produzido a partir de diversos resíduos, entre os quais, óleos alimentares e outras matérias-primas renováveis, que, tal como referido pelo CEO da BMW, produz menos 90% de gases que contribuem para o efeito de estufa, ao longo do seu ciclo de vida, quando comparado com o gasóleo tradicional, de origem fóssil.

Além de mais amigo do Ambiente, este óleo vegetal hidrotratado também consegue um melhor desempenho no arranque a frio, quando comparado com o gasóleo tradicional.

Produzido na Finlândia

O HVO 100 com que a BMW vai passar a atestar todos os modelos Diesel que, a partir de janeiro de 2025, sairão das suas fábricas alemãs de Munique, Dingolfing, Regensburg e Leipzig, será fornecido pela empresa finlandesa de refinação e comercialização de petróleo Neste.

Neste momento, o fabricante automóvel de Munique já está a colocar entre cinco e oito litros deste eFuel, nos depósitos dos modelos Diesel que seguem para os concessionários.

Ao mesmo tempo e porque o HVO 100 já se encontra à venda em muitos postos de combustível, em toda a Alemanha, a BMW também já abastece, desde março de 2023, alguns camiões logísticos seleccionados, com este combustível verde.

BMW adere à eFuel Alliance

Entretanto e já mais recentemente, o BMW Group anunciou a sua adesão à eFuel Alliance, grupo de lobby que, atualmente, representa mais de 170 companhias em todo o mundo, e que pretendem que a utilização de eFuel se torne mais comum.

Destas companhias fazem parte empresas bem conhecidas como as japonesas Suzuki e Mazda, as alemãs Bosch e Siemens, a espanhola Repsol, a italiana Iveco, a norte-americana Honeywell e a sueca Husqvarna. E, mais recentemente, também a alemã BMW.