Publicidade

SJDA inicia comercialização de camiões de 9,0 toneladas da BMC Trucks

Texto: Carlos Moura
Data: 16 de Agosto, 2024

A oferta da BMC Trucks no mercado nacional foi alargada com a disponibilização de camiões de gama baixa com pesos brutos de 9,0 toneladas e 7,5 toneladas, equipados com motores Cummins de 168 cv e caixa manual de seis velocidades da Eaton. 

Após o início da comercialização de camiões de gama alta da BMC Trucks, a SJDA Distribuição Automóvel alargou a oferta à gama baixa da marca turca, com pesos brutos de 9,0 e 7,5 toneladas.

Os camiões BMC 417 destinam-se a operações de distribuição e transporte regional, sendo propostos com cabina curta, com profundidade de 1,68 metros, largura de 2,0 metros para facilitar a manobrabilidade em zonas urbanas e altura de 2,39 metros. 

A nível mecânico, esta gama “ligeira” recebe um motor turbodiesel intercooler de quatro cilindros da Cummins (B4.0 E170) de 3956 cc que desenvolve uma potência máxima de 168 cv às 2400 rpm, estando associado a uma caixa manual Eaton de seis velocidades. A velocidade máxima está limitada a 90 km/h.

A suspensão é de molas parabólicas com amortecedores telescópicos nos dois eixos, contando ainda com barra estabilizadora atrás e à frente. O sistema de travagem é constituído por discos nas rodas dianteiras e tambores nas traseiras. Para auxiliar nas travagens, o travão motor manual é de série. 

Dois modelos

A gama é constituída por versões de chassis curto, com distância entre-eixos de 3,37 metros, e longa, com 3,85 metros. No primeiro caso, os comprimentos carroçáveis situam-se entre 4,39 metros e os 5,08 metros, sendo de 5,35 metros a 5,89 metros nas variantes longas. A carga útil é de 5975 kg na versão curta e de 5870 kg na longa.

O equipamento de série inclui luzes de circulação diurna em LED, faróis de nevoeiro, espelhos exteriores aquecidos, vidros elétricos, fecho centralizado com comando à distância. O habitáculo possui assento individual para condutor e duplo para acompanhante, painel de instrumentos digital e analógico, ecrã multimedia, rádio / leitor de MP3 com Bluetooth, ar condicionado, volante multifunções.

Assistência à condução

O BMC 417 conta com vários sistemas de assistência à condução, destacando-se os sensores de estacionamento traseiros, câmara traseira, assistência de arranque em subidas, controlo eletrónico de estabilidade, sistema avançado de travagem de emergência (AEBS), sistema de controlo de pressão dos pneus (TPMS), assistência à saída involuntária da faixa de rodagem (LDWS) e controlo da velocidade de cruzeiro.

LEIA TAMBÉM
BMC e Ohm reforçam oferta no mercado nacional

Os veículos têm uma garantia do fabricante de dois anos, com opção de mais três anos para a motorização. O BMC 417 de 9,0 toneladas já está disponível para encomenda, com preço a partir de 51 mil euros (+ IVA).