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Vinte e nove da variante ‘R’. BAC já produziu 150 monolugares Mono

Texto: Francisco Cruz
Data: 16 de Dezembro, 2022

Pequeno fabricante britânico de desportivos monolugar homologados para a estrada, a BAC acaba de assinalar o fabrico do seu 150.° BAC Mono. Marca assinalada com uma unidade ‘R’, vestida, como não poderia deixar de ser, com decoração especial.

Construída de forma artesanal, a exemplo, de resto, de todas as unidades produzidas pela Briggs Automotive Company (BAC), nas suas instalações em Liverpool, Inglaterrra, a unidade que é também o 29.º BAC Mono R, foi criada em conjunto pelo futuro proprietário e pelo departamento de personalização da marca britânica, o Bespoke Specialist.

Entre os elementos de personalização, encontram-se, por exemplo, uma pintura exterior personalizada, numa tonalidade Prata acetinada, inspirada na ficção científica, combinada com fibra de carbono exposta em vários locais da carroçaria.

O 150.º veículo produzido artesanalmente pela BAC é um Mono R feito à medida
O 150.º veículo produzido artesanalmente pela BAC é um Mono R feito à medida

A contribuir para a decoração, várias aplicações num Amarelo Highlighter, sendo que o proprietário decidiu ainda adicionar algumas soluções em bronze, com é o caso dos amortecedores, além de jantes fabricadas em carbono ultra-leve, na cor bronze e com decoração no mesmo Amarelo Highlighter.

Finalmente, a aplicação do número ’29’ no contorno do farol, no nariz e nas cavas das rodas, assim como na asa traseira, na mesma cor Amarelo Highlighter. A mesma cor escolhida para o elencar das características técnicas do modelo na caixa de ar, onde também figura o mesmo número.

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Passando ao habitáculo, uma única bacquet preta com pespontos em linha prateada no assento, costas e encosto de cabeça, além de um volante feito à medida, que também exibe a letra ‘R’.

Estavariante mais desportiva do BAC Mono recorre a um quatro cilindros naturalmente aspirado a debitar 347 cv de potência, combinado com uma caixa sequencial de seis relações derivada da solução utilizada na Fórmula 3. Tudo isto, num monolugar cujo peso em seco não ultrapassa os 555 kg.

“Desde que lançámos a empresa em 2009, que mantemos o desejo de oferecer aos nossos clientes a experiência de condução mais autêntica e pura possível, combinada com a determinação de implementar as mais recentes e inovadoras tecnologias e materiais derivados do automobilismo de competição”, afirmou o co-fundador da empresa Neill Briggs, que é também diretor para o desenvolvimento de produtos.

BAC já chega à Alemanha, Singapura e Malásia

Recordar que a BAC foi fundada em 2009, tendo apresentado o seu primeiro Mono em 2011. Já no início deste ano de 2022, a empresa deu a conhecer o concept e-Mono, movido a hidrogénio, ao mesmo tempo que estendeu a sua rede de concessionários à Alemanha, Singapura e Malásia. Aumentando, assim, para 48, o número de mercados onde marca presença.

Entretanto, a BAC garante ter em andamento “uma série de empolgantes novidades”, para divulgar nos próximos tempos