Audi tem motor 4 cilindros com mais de 610cv

Texto: Nuno Fatela
Data: 20 Março, 2019

Infelizmente, este bloco não deve chegar aos modelos de produção, pois o novo motor 4 cilindros com mais de 610cv da Audi está previsto apenas para a nova temporada do DTM

A Audi acaba de revelar o seu impressionante bloco para a nova temporada do Campeonato Alemão de Turismos. Trata-se do motor de quatro cilindros turboalimentado, que foi desenvolvido para as novas regras do DTM. Substituindo o anterior V8 atmosférico, que “apenas” atingia os 500cv, este bloco supera os 610cv, e contempla o botão de apoio à ultrapassagem para, por um tempo reduzido, obter 30cv adicionais. É necessário ferir que a marca não especificou se estes 30cv do “push-to-pass” estão já cntemplados nos 610cv ou se significam que o motor conseguirá chegar aos 640cv.

Existem outras especificidades relativas a este novo motor 4 cilindros. Como o facto do seu consumo máximo de combustível ser de 95kg por hora. Além de ter de suportar os 6000km de toda a temporada do DTM! Para tal, o desenvolvimento deste bloco demorou dois anos e meio, tendo passado mais de 1000 horas no dinamómetro.

Além de ser mais potente, existem outras vantagens na substituição do V8, como reduzir o peso do RS5 DTM para valores próximos de uma tonelada. Para se perceber o que esta combinação representa, estes números significam uma relação peso-potência de 1,6kg/cv, algo ao nível do Bugatti Veyron Supersport, até recentemente o carro mais veloz do mundo.

A estreia em competição deste potente motor está planeada para o Circuito de Hockenheim, onde a nova temporada do DTM arranca a 4 de maio. Como curiosidade, informamos que os fãs que se desloquem até este traçado vão poder assistir também às provas da Porsche Carrera Cup Germany, da Fórmula 3 e também da nova W Series, a competição de monolugares apenas para pilotos do sexo feminino.

 

Veja também:

A genial homenagem da Audi na despedida da Mercedes do DTM
W Series é competição exclusivamente no feminino