Publicidade

Com 63 km elétricos. Audi A3 Sportback PHEV vê potência aumentar para 245 cv

Texto: Carlos Moura
Data: 7 de Dezembro, 2020

O Audi A3 Sportback PHEV acaba de receber uma versão mais desportiva que viu a potência aumentar de 202 cv para 245 cv. O equipamento de série também é mais completo. Já disponível na Alemanha em pré-reserva.

Após a introdução de uma motorização híbrida plug-in no Audi A3 Sportback com 202 cv e autonomia elétrica de 78 quilómetros, a marca dos quatro anéis reforçou a oferta com uma nova versão mais desportiva e potente, com 245 cv.

O novo Audi A3 Sportback 45 TFSI e utiliza a mesma cadeia cinemática do Volkswagen Golf GTE, que combina um motor turbo a gasolina de 1,4 litros de 150 cv com um motor elétrico de 80 kW e uma bateria com uma capacidade de 13 kWh.

Audi A3 Sportback 45 TFSI e com 245 cv

O resultado traduz-se numa potência combinada de 245 cv e num binário máximo de 400 Nm, permitindo ao Audi A3 Sportback 45 TFSI e acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,8 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 232 km/h.

Autonomia elétrica de 63 km

Segundo a Audi, o aumento da potência deve-se a uma programação específica do software que permite oferecer mais 43 cv de potência e 50 Nm de binário, assegurando o melhor compromisso entre os motores de combustão e elétrico em termos de prestações.

LEIA TAMBÉM
Audi A3 Sportback PHEV. Agora com autonomia elétrica de até 78 km

Como não há bela sem senão, a autonomia em modo elétrico diminuiu de até 78 quilómetros para 63 quilómetros em ciclo WLTP, sendo possível circular em modo emissões zero até aos 140 km/h, entrando depois em funcionamento o motor de combustão.

Cockpit

A potência e o binário são transmitidos exclusivamente às rodas dianteiras, a partir de um motor elétrico integrado na caixa S tronic de seis velocidades.

A capacidade da bateria pode ser recuperada em aproximadamente cinco horas numa tomada doméstica. O carregador de bordo do A3 Sportback 45 TFSI e tem uma potência de 2,9 kW.

Equipamento mais completo

O Audi A3 Sportback 45 TFSI e distingue-se da versão menos potente de 202 cv, denominada 40 TFSI e, pela grelha dianteira Singleframe pintada em preto brilhante, assim como pelas luzes de circulação diurna matrix LED em forma de “E”, sublinhando a natureza eletrificada deste modelo.

O Audi A3 Sportback 45 TFSI e vem equipado com jantes de 17 polegadas e recebe travões de discos de maiores dimensões do que o 40 TFSI e, de 340 mm à frente e 310 mm atrás. As pinças de travão estão pintadas em vermelho.

No que refere ao equipamento de série, a versão mais potente do Audi A3 Sportback PHEV inclui o sistema Audi drive select, bancos desportivos, vidros escurecidos, ar condicionado bizona.

O Audi A3 Sportback 45 TFSI e já está disponível em pré-venda na Alemanha, com preços de venda ao público de 41.440 euros. Será de referir que os compradores beneficiam de um subsídio governamental de 6750 euros. Em Portugal, vão “beneficiar” de um agravamento do Imposto Sobre Veículos por cortesia do Orçamento de Estado de 2021.